domingo, 28 de fevereiro de 2010

Bonito recebe 17 selos Tour da Experiência

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a cidade de Bonito recebeu a visita de equipe técnica de representantes do Ministério do Turismo, Sebra e Instituto Marca Brasil (IMB). Bonito é a quarta região (contando com o piloto Uva e Vinho) a participar do Projeto Economia da Experiência. "Estivemos em 20 estabelecimentos e 17 deles demonstraram que podem oferecer ao turista uma experiência diferenciada", contou Marcela Saad, gerente de projetos do IMB.

Bonito, conhecida por suas belezas naturais, participa do projeto desde 2009. O objetivo da inspeção foi verificar se os produtos e serviços elaborados ou adpatados durante a participação da cidade estão de acordo como conceito da Economia da Experiência, que visa inspirar, satisfazer e supreender o turista. "Dentre os locais que visitamos, o que chamou mais a minha atenção foi o Bar Taboa. A proprietária fabrica junto ao bar embalagens de taboa (tipo de palha) para garrafas. Ela disponibilizou um ambiente no qual os interessados podem ver toda a fabricação", conta Marcela.
Entre os produtos oferecidos está a hospedagem nas suítes temáticas do Marruá Hotel, onde é possível sentir o aroma do Pantanal, o aconchego de uma casa de fazenda com luxo e ainda relaxar em uma banheira com cromoterapia, acordando ao som de pássaros com uma visão de um amplo jardim. Outra experiência para quem visita Bonito é participar da "Merenda Pantaneira", um chá da tarde recheado de quitutes da culinária regional com apresentação de músicas e histórias, na Pousada Águas de Bonito.

O próximo destino a ser visitado pelo IMB é Belém (PA). Marcela conta que a região da Serra Gaúcha que serviu de piloto do projeto já apresenta resultados positivos desde sua implementação. "As oito cidades do Rio Grande do Sul mostram que os clientes dos empreendimento participantes estão mais satisfeitos com o produto que recebem. Além disso, uniu esses empresários, eles passaram a atuar como muito mais como parceiros e menos como concorrentes".

Segundo Marcela, o projeto é importante porque resgata a história e a cultura regionais. "No caso de Bonito, me surpreendeu o que foi conseguido. No início, os participantes disseram que não havia muito o que mostrar. Mas eles conseguiram envolver em seus empreendimentos a cultura indígena, a do homem pantaneiro e até a Guerra do Paraguai", diz ela.
Posteriormente, após a etapa de avaliação conjunta do comitê, os estabelecimentos aprovados receberão um certificado de capacidade de emocionar, satisfazer, inspirar e surpreender o turista. Este será entregue, em cerimônia especial, durante o Encontro Nacional dos Empreendedores do Projeto Economia da Experiência, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de março em Bento Gonçalves (RS).

O Projeto Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae com gestão do IMB e dos Sebraes UF O objetivo é a adaptação da oferta turística de acordo com os conceitos inovadores da "Sociedade dos Sonhos" e " Economia da Experiência", em que o principal objetivo é promover experiências únicas, originais e inesquecíveis aos turistas.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,108,0,55132&IndSeguro=0

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário