sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Chances da TAM comprar parte da LAN Chile crescem

As chances de a companhia aérea TAM comprar uma parte da LAN Chile cresceram nesta semana. Segundo o "Portal Exame", na última segunda-feira, a família Cueto informou que irá adquirir apenas uma parte das ações da aérea chilena, que estão em poder do presidente eleito do Chile, Sebastian Piñera. A Costa Verde, holding dos Cueto, comprará 8,56% dos papéis da companhia aérea por US$ 494 milhões. Assim, restarão à venda, ainda, uma parcela de 21,8% da LAN Chile, distribuída entre as duas holdings de Piñera - a Axxion e a Santa Cecília.

"A LAN Chile sempre esteve no radar da TAM e, agora, surgiu uma oportunidade única", afirmou uma fonte da companhia. A TAM afirmou, em comunicado, que "nega qualquer intenção de adquirir ações da LAN Chile. O relacionamento das duas companhias contempla uma parceria operacional em codeshare e serviços de manutenção prestados pela TAM para as aeronaves da LAN."

Os Cueto já possuem participação de aproximadamente 25% no capital da LAN Chile e são considerados os verdadeiros operadores da companhia. Depois da concretização do negócio, a família passaria a controlar cerca de 33% do capital. Com o aval da presidente do conselho de administração da TAM, Maria Cláudia Amaro, o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual e também conselheiro da empresa brasileira, está articulando um grupo de bancos de investimento para apoiar o negócio. O fato de a TAM disputar, no momento, uma fatia menor da companhia chilena também favorece as ambições da empresa, já que necessitará de menos dinheiro.
A Copa Airlines seria uma das interessadas em atravessar o caminho da TAM, mas os observadores afirmam que a brasileira é a candidata com maiores chances e condições de vencer a disputa. Primeiro porque é a que apresenta o maior número de sinergias com a LAN. Além disso, a família Amaro mantém bom relacionamento com os chilenos desde a época em que o comandante Rolim, fundador da TAM, dirigia os negócios.

Por último, a LAN Chile sempre quis ampliar suas operações no Brasil, assim como a TAM mantém o sonho de consolidar sua posição de maior companhia da América do Sul. "Não vejo outra empresa em melhores condições de vencer essa briga", disse a fonte da TAM. O prazo para que Piñera deixe a LAN Chile é 11 de março, data na qual tomará posse como próximo presidente do país. Esse também é o prazo que tem a TAM para concluir um dos maiores negócios de sua história.

fonte:
http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/31477-chances-da-tam-comprar-parte-da-lan-chile-crescem.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário