quarta-feira, 31 de março de 2010

Brazil National Tourism Mart 2010 espera receber cerca de mil investidores e profissionais do turismo

A 19° edição da Bntm (Brazil National Tourism Mart) que acontece entre os dias 28 de abril e 02 de maio chega ao mercado com algumas novidades, uma delas é a escolha de Porto de Galinhas para sediar o evento. É primeira vez em 12 anos que a Bntm acontecerá fora de uma capital. A escolha do destino foi uma decisão estratégica e que levou em consideração os excelentes equipamentos do balneário e a proximidade com o Porto de Suape, principal polo industrial de Pernambuco.

A Bntm é uma realização da CTI/Ne (Fundação de Turismo Integrado do Nordeste) em parceria com o Ministério do Turismo/ Embratur, o Governo do Estado de Pernambuco por meio das secretarias de turismo do Estado e do município de Ipojuca.
Segundo o presidente da CTI/Ne e secretário de Turismo do Ceará, Bismark Maia, mais de 500 operadores (Buyers) dos principais mercados emissores como Estados Unidos, Europa e América Latina já confirmaram presença para a Bntm. No que diz respeito aos fornecedores do mercado nacional como hotéis, locadoras e agências de viagens, os suppliers, a organização do evento espera receber aproximadamente de 650 profissionais do setor. “Em 2009, o volume de negócios gerados na Bntm foi de US$ 225 milhões, e a expectativa para este ano é que o valor salte para US$ 240 milhões em negócios fechados, o que representa um aumento de 15%”, pontua Bismark Maia.

Pernambuco já sediou a Bntm em três ocasiões: 1994, 2002 e 2007, todas aconteceram no Centro de Convenções, em Olinda, cidade histórica de Pernambuco. O Secretário de Turismo do Estado, Paulo Câmara, afirma que a mudança da Bntm para Ipojuca é estratégica. “Porto de Galinhas é um dos três destinos indutores de Pernambuco, ao lado de Recife/Olinda e Fernando de Noronha, um dos motivos de escolhermos o balneário. A nossa intenção é que os equipamentos de Ipojuca sejam visitados "in loco" por agentes e operadores estrangeiros”, revela.

O investimento da Setur-PE para a Bntm deve ficar em torno de R$ 450 mil, enquanto a iniciativa privada local deve aplicar cerca de R$ 1 milhão.

Inovações

Nesta edição, a Bntm levanta várias bandeiras a favor do meio ambiente e do turismo auto-sustentável. A Bolsa será ecologicamente correta, a começar pelo escolha do local do evento. Para sediar a festa de lançamento e todas as atividades da Bolsa está sendo montada uma grandiosa estrutura à beira-mar de Porto de Galinhas, em uma área de mais 4 mil metros quadrados.

A sede da Bntm 2010 contará com áreas climatizadas, salões para stands, espaços de convivência, além de um lounge à beira-mar de 150 metros quadrados, em formato de píer, dedicado aos metting points. Ao final do evento, os participantes serão convidados a plantar um árvore no litoral pernambucano.

Esse ano, a CTI/Ne vai anunciar algumas novidades, entre elas o apoio à “Caravana Brasil”, evento realizado pela Embratur juntamente com a Bito (Brazilian Incoming Travel Organization). O projeto promove a visita de operadores a lugares que eles ainda não conhecem ou não comercializam. A idéia é mostrar a diversidade de destinos do Brasil e fazer com que eles levem para os países de origem a possibilidade de vender produtos diferentes dos que eles já estão acostumados a trabalhar.

Impacto

Luiz Barretto, ministro do Turismo, considera a Bntm de grande importância para o setor. "O evento faz parte do Calendário Oficial e, a cada ano, registra maior participação de operadores internacionais que, após conhecerem as belezas naturais e infra-estrutura do Nordeste, passam a 'vender' cada vez mais o País", diz.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, avalia a Bntm como uma iniciativa afinada com a política promocional do destino Brasil. “Com foco na diversidade, estamos constantemente realizando, em parceria com a CTI/Ne, campanhas publicitárias para o Nordeste. E a veiculação desses estados no exterior continua junto com outras ações promocionais que fazem parte da nossa agenda comercial”, detalha a presidente.

Para o secretário de Turismo de Ipojuca, Diego Jatobá, o evento cumpre um papel importante de aproximar operadores internacionais e o trade nordestino. “A Bntm é mais um incentivo para o fechamento de nossos negócios porque além de fomentar o diálogo junto aos operadores, potencializa as várias ações de promoção turística no exterior”, acrescenta.

Os nove estados nordestinos que integram a CTI/Ne – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande e Sergipe – colhem os resultados dessa exposição, aberta aos compradores internacionais. Tradicionalmente, ocorre um crescimento entre 8% e 12% na demanda externa e o estado anfitrião experimenta um aumento na procura da ordem de 12% a 15%.

A 19ª Bntm conta com apoio e patrocínios do Ministério do Turismo/Embratur. A bolsa conta, também, com apoio da Infraero, do Sebrae e das companhias aéreas TAP, TAM, Gol/Varig e American Airlines.

Serviço:

Evento:Brazilian National Tourism Mart
Dia: de 28/04 a 02/05
Local: Porto de Galinhas, ao lado do Beach Class Resort
Telefones para contato: 81. 3366.9654
Site: www.bntm.com.br

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/32149-brazil-national-tourism-mart-2010-espera-receber-cerca-de-mil-investidores-e-profissionais-do-turismo.html

Ismailon Moraes

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