quinta-feira, 18 de março de 2010

Estrada Real no Caminho dos Diamantes: Diamantina e Ouro Preto

Um dia, passando por uma livraria em São Paulo, encontrei o guia e roteiro ecoturístico Estrada Real de Minas do SENAC de Minas Gerais, cobrindo o trecho entre Ouro Preto e Diamantina. Comprei o guia e depois de estudá-lo com algum detalhe, resolvi percorrer a Estrada Real no sentido contrário, fazendo o Caminho dos Diamantes original, isto é, indo de Diamantina para Ouro Preto.

O Guia do SENAC possui planilhas bem detalhadas do percurso e, mesmo percorrendo no sentido contrário, foi fácil encontrar as referências e percorrer os 360 Km deste trecho da Estrada Real. O trecho foi feito entre os dias 28 de Julho de 2008 e 30 de Julho de 2008 e no dia 31 de Julho fiquei em Ouro Preto

Algumas partes da Estrada Real estavam sendo pavimentadas e acredito que estas obras já tenham sido concluídas, mas mesmo as estradas de terra que percorri eram de excelente qualidade e poderiam ser percorridas por qualquer tipo de veículo, pelo menos na estação de seca. Note que as planilhas do guia SENAC são baseadas em “landmarks” da estrada e as planilhas existentes no site da Estrada Real (www.estradareal.org.br) são baseadas nos marcos da Estrada Real e devem estar mais atualizadas.

Seguindo marcos - Na parte da manhã do segundo dia eu acabei pegando informações erradas e não acompanhei a planilha do guia, fui seguindo por um trecho da Estrada Real, seguindo os marcos da ER. Do pouco que estudei sobre a Estrada Real e de conversas com pessoas na secretaria de turismo de Serro, existem diversos caminhos que interligam as cidades da região e que fazem parte da estrutura da Estrada Real, nesta região, portanto, é possível percorrer percursos diferentes e ainda assim percorrer a Estrada Real.

A viagem em 3 dias é possível, porém, um pouco corrida. Para passar por todas estas cidades, conhecer um pouco de cada lugar e de seus arredores é prec iso se planejar bem. Se eu fosse repetir este trecho planejaria percorrê-lo em cinco ou seis dias.

fonte:http://webventureuol.uol.com.br/destinoaventura/conteudo/noticias/index/id/27755?pag=1

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário