sexta-feira, 12 de março de 2010

Setor de cruzeiros cria possibilidades de profissionalização

Possibilidades profissionais não faltam no setor de cruzeiros marítimos. Além da grande oferta de vagas para quem quer entrar neste mercado, os jovens interessados encontram a chance de se capacitar e profissionalizar. Parte dessas chances tem início no Tripulantes do Futuro, projeto idealizado por Fabrício Britto, proprietário da Fatto Brazil, e realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de São Vicente desde julho de 2008.

Dentro deste cenário de perspectivas promissoras, só resta aos candidatos se dedicarem para crescer profissionalmente, como é caso da Renata Sampaio. Aos 22 anos, ela trabalha a três anos em cruzeiros e é um dos muitos talentos revelados pelo Tripulantes do Futuro. O desempenho de Renata comprova que além de inserir jovens carentes no mercado de trabalho, o projeto possibilita a construção de uma carreira.

No início de fevereiro deste ano, Renata embarcou para assumir novas responsabilidades e se consolidar como profissional do setor. Pelos próximos nove meses, a bordo do MSC Musica, ela atuará como ITV hostess. Neste cargo, no qual exerce a função de assistente do Diretor de Cruzeiros, ela será responsável por organizar a divulgação de toda a programação de recreação, festas e atividades do navio.

Renata fez parte de uma das primeiras turmas do Tripulantes do Futuro. A jovem conheceu a oportunidade durante uma palestra de apresentação do projeto. Na época, ela tinha 18 anos e trabalhava no Jepom de São Vicente. Ainda na primeira semana de curso, ela foi chamada para embarque na temporada européia 2008/2009, e começou a trabalhar como camareira.

A chance de entrar em um navio foi o que, a princípio, mais chamou a atenção de Renata. Mas ao estudar o material do projeto ela percebeu uma grande possibilidade de ter um bom trabalho. Tudo foi novidade para Renata, da longa viagem de avião até a chegada a um lugar desconhecido, mas o suporte do curso foi essencial.
Com essa base de conhecimento, ela chegou ao navio não apenas sabendo o que eu tinha que fazer, mas como fazer. “Essa experiência no Tripulantes é muito importante porque ao chegar no navio, não há nenhum responsável por ensinar o serviço a bordo”. Segundo Renata, durante as palestras ministradas no curso por Fabrício, todas as situações possíveis dentro de um navio eram descritas em detalhes.

O que também é essencial para trabalhar a bordo é o inglês de sobrevivência. Renata credita a rápida assimilação da língua ao método desenvolvido pelo projeto, que trabalha músicas e outras associações que facilitam o aprendizado. Entretanto a prática é fundamental.

Exercendo a função de camareira, Renata percebeu uma possibilidade de crescimento, se esforçou para isso e chegou ao cargo de Assistente de Camareira. O excelente desempenho nestas atividades levou a jovem à indicação para a função de ITV hostess. A partir dessa nova oportunidade, Renata quer continuar prosperando. “Quero deslanchar, mostrar meu trabalho e se possível chegar ao máximo. E continuar trabalhando em navios, pois esta é uma experiência única”.
Oportunidade - Voltado para jovens de 18 a 29 anos, o Tripulantes do Futuro tem como objetivo encaminhar profissionais capacitados para trabalhar na área de turismo. Durante um mês, estes jovens participam de oficinas e workshops que os preparam para atuar em todas as áreas de serviço de um navio, além de hotéis, restaurantes e outros equipamentos turísticos.

Entre os temas ministrados estão governança, garçom, recreação, bartender, camareira, restaurante e marketing pessoal. Outro importante módulo é o inglês direcionado para lidar com todos os aspectos da vida a bordo, da convivência com a tripulação aos passageiros.

Os futuros tripulantes ainda aprendem regras de comportamento e estrutura hierárquica da tripulação, conhecem as técnicas próprias de cada função e a jornada de trabalho. Para participar do projeto, os interessados precisam residir em São Vicente, devem ter ensino médio completo ou em curso, e ter participado de algum outro projeto da Prefeitura, como um curso ou bolsa.

fonte:
http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/transportemaritimo/31836-setor-de-cruzeiros-cria-possibilidades-de-profissionalizacao.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário