quinta-feira, 1 de abril de 2010

Piauienses debatem em forúm mundial sobre a Serra da Capivara

O “Global Quality Heritage Management” aconteceu no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo em Mação – Portugal, entre os dias 16 e 27 de Março de 2010, coordenado pelo Dr. Luiz Oosterbeek, diretor do Museu e vice-presidente da Organização para Gestão da Qualidade do Patrimônio Cultural (HERITY), e Maurizio Quagliuolo, secretário geral da HERITY.
Os mestrandos em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre (IPT/UTAD) Edmilson Castro, Luzia Bastos de Castro e Marian Helen Rodrigues discutiram sobre os quatros domínios do patrimônio cultural do Parque Nacional Serra da Capivara (valor, conservação, comunicação e serviços), aspectos que fizeram parte do processo de avaliação e certificação pela HERITY.

Luzia Bastos de Castro, natural de São Raimundo Nonato, ressaltou a importância da conservação dos sítios arqueológicos com arte rupestre do Parque Nacional Serra da Capivara (“Conservation of Archaeological Sites with rock art: National Park Serra da Capivara, Piauí – Brasil”).

Marian Helen Rodrigues, natural de Coronel José Dias, na sessão Comunicação, discutiu sobre os trabalhos de Educação Patrimonial desenvolvidos nas comunidades do entorno do Parque (“Heritage Education in Serra da Capivara: communication, service and conservation”).
Edmilson Castro, natural de São Raimundo Nonato, discutiu sobre o turismo no Parque Nacional Serra da Capivara e sobre os serviços oferecidos aos turistas nas cidades de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias (“National Park Serra da Capivara: Potential Tourism and Services”).
O fórum mundial contou com a participação de vários especialistas sobre a Qualidade de Gestão do Património Cultural, dentre eles: Gael de Guichen (vice-presidente da HERITY), Ramon Viñas, Guillermo Morote, Hipolito Collado (Espanha), Mila Simões de Abreu (Inglaterra e Portugal), André Soares, Cris Buco (Brasil), Dario Seglie, Eric Gonthier, Samir Abdullac (França); e estudantes de várias nacionalidades: Portugal, Espanha, França, Itália, República Theca, África, Índia, China, Tailândia, Guatemala e vários países da América do Sul, inclusive o Brasil (Piauí – Serra da Capivara, Maranhão, Tocantins, Brasília e Santa Catarina).

Em 2009, a convite da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) a HERITY iniciou o processo de avaliação do Parque Nacional Serra da Capivara, Património Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1991. E em 2010 está previsto um grande evento para entrega do selo de certificação da gestão de qualidade deste Patrimônio Cultural, nas categorias de valor (relevância), conservação, comunicação e serviços.

fonte:http://www.acessepiaui.com.br/sao-raimundo-nonato/piauienses-debatem-em-for-m-mundial-sobre-a-serra-da-capivara/1569.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário