segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sesc Praia de Luís Correia - PI, lança projeto Colaboratório

Quais tipos de trabalhos podem surgir quando 17 artistas contemporâneos de diferentes partes do Brasil e da América do Sul, dividem o mesmo espaço em três semanas de imersão em conceito, produção e pensamento? A resposta pode estar no SESC - Praia de Luís Correia entre os dias 26 de abril e 14 de maio, quando tem início o projeto coLABoratório 2010, que acontece sob esforços da Associação Cultural Panorama, do Rio de Janeiro, e dos piauienses do Núcleo do Dirceu.

O projeto financiado pela União Européia, lança uma esquema de produção de arte contemporânea através do reconhecimento e troca de experiências entre artistas de diferentes partes do Brasil, América Latina, África e Europa. Selecionados em edital que teve resultado divulgado no dia 5 de março, os artistas são concentrados em duas cidades-núcleo, Rio de Janeiro e Teresina. Pessoas com visões e opiniões distintas colocam em obras uma oportunidade de confundir fronteiras entre distantes realidades e rotinas.
O coLABoratório oferece estas três primeiras semanas em um “Encontrão”. Vivendo, conversando, partilhando e reconhecendo referências na bagagem cultural um do outro, os 17 artistas terão liberdade para se dividirem em grupos de maior afinidade, para então, iniciarem suas produções. O projeto que nasce de duas organizações que usam dança como principal plataforma, Panorama e Núcleo do Dirceu, não restringe a produção dos artistas a nenhuma expressão específica. Como pré-requisito, apenas a disposição contemporânea de fazer arte.
Três dos maiores nomes da dança contemporânea brasileira vão acompanhar os 17 artistas no Encontrão. Christine Greiner, conceituada pesquisadora, crítica e professora doutora da PUC em São Paulo, inicia os trabalhos na primeira semana, onde será oferecido um leque de referenciais teóricos que apontem um caminho reflexivo para que será produtivo.

Na segunda semana, o olhar externo auxiliador é o de Jorge Alencar. Pesquisador da Universidade Federal da Bahia, artista multi-midiático premiado e nome à frente da direção do Dimenti, coletivo de artistas em dança contemporânea de Salvador. A soma entre o contato com a prática e a teoria de Jorge Alencar, torna disponível aos participantes do coLABoratório, um viés diferenciado nos trabalhos que na altura da presença, já devem estar em concepções engatilhadas.

Como um agregador entre a prática, a teoria, as conversas e as idéias, o dançarino e coreógrafo Marcelo Evelin, do Núcleo do Dirceu, assume a orientação aos artistas na última semana do Encontrão. Nos últimos sete dias do evento, serão definidos as intenções de trabalhos e os grupos específicos de artistas, que devem se encontrar em outras quatro ocasiões no espaço de sete meses. Em novembro, no Festival Panorama de Dança 2010 no Rio de Janeiro, devem ser apresentadas as obras frutos deste processo.

Crítica e pesquisadora Christine Greiner em Teresina

Como uma forma de aquecer os artistas que partem da cidade-núcleo Teresina para o extenso processo do coLABoratório, a professora doutora da PUC-SP Christine Greiner divide os dotes de experiência em uma palestra com tom de bate papo, no dia 24 de abril, às 19 horas, no galpão do Núcleo do Dirceu, em Teresina. Antes de sua palestra, deve ser realizada uma apresentação da Mostra Raio X - trabalho em concepção de Layane Holanda, Janaína Lobo, Elielson Pacheco e Cipó Alvarenga.
Ultrapassando o interesse exclusivamente artístico, fala sobre pesquisa em dança contemporânea e processos de estudo. Autora do livro “O Corpo”, ela alia a participação de artistas de diferentes linguagens dentro do coLABoratório, a sua bagagem em estudo da interdisciplinaridade do corpo e da dança.

A abertura do coLABoratório em Luis Correa, no dia 26 de abril, conta ainda com a palestra do diretor-geral e um dos coordenadores artísticos do projeto, Eduardo Bonito. Recepcionando os artistas, ele destina as palavras para falar das missões e singularidades da edição 2010 do coLABoratório .

O Festival Panorama de Dança é financiado pela União Européia através do programa Culture 2007-2013, e conta com a parceria do Garajstambul, da Turquia, do Artsadmin, da Inglaterra, e do Festival de Alkantara em Portugal. O Encontrão conta com o apoio e incentivo do SESC Piauí.

fonte:http://www.cidadeverde.com/sesc-praia-de-luis-correia-lanca-projeto-colaboratorio-56852

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário