Espraiado em terras portuguesas e espanholas, o Rio Guadiana abriga a barragem de Alqueva, que originou o maior lago artificial da Europa Ocidental.
A barragem, que possui uma área de inundação de 250 km2 foi construída para distribuir água para a zona do Alentejo, uma região historicamente seca. A produção de energia elétrica é abundante e produz cerca de 380 MW / hora, permitindo que os serviços nesta área acompanhem o ritmo do fluxo das águas.
O Alqueva um enorme reservatório no meio de uma paisagem montanhosa, rodeado por colinas onde os olivais alternam com densas florestas de carvalhos. No corte das margens do lago, a atividade pesqueira vem ganhando força e em toda a sua extensão, navios cruzeiros de médio porte cruzam o espaço que mais parece mar.
Do lado português, a área foi declarada Reserva Ecológica Nacional do Ministério do Ambiente. Já os espanhóis lutam por conseguir aproveitar melhor o potencial do turismo aliado a preservação do meio ambiente no Alentejo. O lago Alqueva fica a cerca de duas horas de Badajoz (Espanha), ou uma hora de Évora (Portugal).
fonte:http://spintravel.blogtv.uol.com.br/2010/07/19/das-aguas-no-alentejo-nasceu-o-grande-potencial-do-lago-alqueva
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário