quarta-feira, 14 de julho de 2010

Deficientes ganham passeios turísticos no Rio de Janeiro e São Paulo

Um grupo de jovens deficientes da ONG. A.Nó.S. (Associação Nosso Sonho), instituição localizada em São Paulo que atende pessoas com paralisia cerebral, embarcou em duas viagens aéreas na última semana. A primeira foi com destino ao Rio de Janeiro rumo a uns dos pontos turísticos mais cobiçados do país. A turma partiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Cidade Maravilhosa onde conheceram o Pão de Açúcar. A viagem foi mais uma ação do Projeto Avianca Felicidade, comandado pela companhia aérea Avianca. "Foi um momento muito especial. Inesquecível", comemora Mario Victor Rodrigues Sgambato, um dos jovens atendidos na entidade. "Não consigo nem expressar o que essa viagem significou para mim", faz coro Catarina Caramuru, que também integra o grupo na ONG.

Na última semana, outro grupo de jovens deficientes da A.Nó.S. levantou voo de um heliponto em um prédio na Avenida Faria Lima, em São Paulo, a bordo de uma aeronave modelo Agusta para sobrevoar a capital paulista. O passeio de aproximadamente 30 minutos foi oferecido pela construtora Tecnisa, que patrocina a A.Nó.S. desde a sua fundação.

Entre as diversas paisagens urbanas avistadas pelo grupo destacam-se o Estádio do Morumbi, Parque Antártica, Museu do Ipiranga, contrastes sociais da cidade como a Favela de Paraisópolis ao lado do luxuoso bairro do Mourmbi, entre outros. Um ponto alto do passeio foi quanto o helicóptero sobrevoou a sede da própria ONG, no bairro de Perdizes, na zona oeste da cidade, onde mais de 30 deficientes acenaram eufóricos para seus companheiros que estavam no céu. "Minha vontade de voar de helicóptero era maior do que a minha vontade de andar", emociona-se Elisangela Rodrigues.

Compondo o grupo nas duas viagens estava presente a equipe do informativo Bem Vindo A.Nó.S., jornal que é escrito por sete jovens com paralisia cerebral. Com tiragem de cinco mil exemplares, a publicação trimestral, que já está indo para sua sétima edição, é escrita por jovens com paralisia cerebral, contratados pela Construtora Tecnisa, e tem como objetivo divulgar as principais notícias e novidades da A.Nó.S. e do universo da pessoa com paralisia cerebral. Acompanhados pelo jornalista João Carlos Godoy, que atua como editor chefe da publicação, o grupo de repórteres do Bem Vindo A.Nó.S. é formado pelo estudante de jornalismo Mario Victor Rodrigues Sgambato, pela psicóloga Elisangela Rodrigues, pela escritora e artista plástica Ana Lúcia de Barros , pela poetisa Catarina Caramuru, pelo estudante de teatro Jony Costa,e pelos jovens Marcos Murackami e Gleice Caroline.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/flashnews/34071-deficientes-ganham-passeios-turisticos-no-rio-de-janeiro-e-sao-paulo.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário