sexta-feira, 30 de julho de 2010

Falta de informação turística é principal reclamação de turistas no Rio

Pesquisa realizada entre os dias 1º e 20 de julho, com 800 turistas estrangeiros que visitaram o Rio de Janeiro, revelou que a falta de informação turística é o principal ponto negativo encontrado pelos visitantes. O item apareceu em 35% das respostas, seguido dos táxis em locais turísticos (22%), dos ambulantes (17%), da segurança (13%), do artesanato tipicamente carioca (8%) e da população de rua (5%).

Entre os pontos positivos citados pelos estrangeiros aparecem o clima, mesmo sendo um período de inverno, com 37% das respostas. A natureza exuberante (30%), a população anfitriã (20%), a diversidade cultural (9%) e o metrô (4%) também foram citados pelos entrevistados. Os atrativos mais visitados no período da viagem foram: Pão de Açúcar (42%), Passarela do Samba (28% ), Corcovado (20%) e Lapa (10%). Entre os 800 ouvidos, 90% deles afirmou que voltaria ao Rio de Janeiro, contra 10% que não pretendem voltar.

A maioria dos visitantes eram oriundos da Europa (48%) e Estados Unidos (30%). Somente 30% utilizou os serviços de uma agência de viagens e 70% ficou hospedada em hotéis. A maioria (62%) tem apenas nível médio, ficou entre três e sete dias (67%) e gastou entre US$ 120 e US$ 140 por dia (45%). Os dados são preliminares e a pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner, da UniverCidade, com apoio da Fundação Cesgranrio.

fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/riodejaneiro/34424-pesquisa-rio.html

Ismailon Moraes

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