domingo, 18 de julho de 2010

Parque mineiro de Ibitipoca tem cachoeiras e diversas grutas

No parque mineiro de Ibitipoca, atrás do mar de montanhas ficam escondidinhos circuitos que deixam qualquer um boquiaberto. Águas cor coca-cola, vegetação rasteira, vistas de tirar o fôlego e até lobos-guará. Uma mistura inusitada moldada pelo vento e as águas e rodeada de misticismo. A sua única portaria fica a três quilômetros da Vila de Conceição do Ibitipoca, cidade mais próxima. Dá para ficar hospedado dentro e fora do parque.

As atrações de Ibitipoca estão divididas em circuitos, que muitas vezes são fechados para preservação. As três principais rotas são a da Janela do Céu, a do Pico do Pião e a da Cachoeira dos Macacos. Reserve no mínimo um dia para cada circuito.
Não perca a paisagem pela manhã. O vento sopra a névoa e revela a vegetação rasteira, sempre com pequenas árvores retorcidas. Muitas vezes a impressão é que você está acima de tudo. A maioria das caminhadas acontece em platôs com vistas panorâmicas.

A água, sempre cor coca-cola, e os ventos – um constante no parque – moldaram Ibitipoca. Se você vai passar somente um final de semana, existem dois lugares obrigatórios: a Janela do Céu e o caminho ao longo do rio do Salto. É o rio Vermelho quem descortina a melhor vista do parque. Quando suas águas despencam na Janela do Céu viram praticamente uma névoa, tamanha a altura e a força dos ventos. Se tiver sorte, você chega até a beira sem nenhum outro turista. É sentar e se deixar levar pelo horizonte.

Já o rio do Salto, que corta a parte mais baixa do parque, é perfeito para banhos. A ponte de Pedra, uma rocha esculpida pela água, é uma das maiores atrações, mas muitas vezes está fechada. Fique atento: durante os finais de semana e nos feriados os circuitos do Pião e da Janela do Céu só são feitos com acompanhamento de guias, contratados junto à administração. O camping dentro do parque, que ficou fechado durante um tempo, está reaberto, mas possui restrições. Verifique diretamente com o parque o número de barracas permitidas nos dias e finais de semana e feriados. Reservas não são feitas e as vagas são dsitribuídas conforme ordem de chegada.

O parque funciona todos os dias sempre das 7h às 18h. A entrada é paga e costuma ser um pouco mais cara aos sábados, domingos e feriados e durante o Réveillon, Carnaval, Semana Santa e Corpus Christie. O número de visitantes também é limitado: 300 pessoas por dia durante a semana, incluindo os campistas, e 800 durante sábados, domingos e feriados.

fonte:http://roteirosincriveis.uol.com.br/destinos/america-do-sul/brasil/sudeste/mg/lima-duarte/rios-coca-cola-e-uma-cachoeira-aberta-para-o-ceu-conheca-ibitipoca/

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário