Nomeada há 20 anos como Parque Nacional da Suíça Saxônica, a faixa de 79 Km de extensão é o resultado da ação erosiva e vulcânica da natureza. Durante o período Cretáceo, o Vale do Elba, que era um mar, foi transformado em rio. Posteriormente, a erosão e ação vulcânica não só formaram o leito do rio, como também esculpiram fantásticas paisagens naturais conhecidas como Montanhas Arenosas do Elba. A região tornou-se conhecida como Sächsische Schweiz, que significa literalmente Suíça Saxônica, destino predileto de turistas em busca de paisagens românticas.
Situada no leste do país, com recifes de formações bizarras e colinas com topos planos majestosos, a Suíça Saxônica inspirou artistas como o pintor Caspar David Friedrich e o compositor Karl Maria von Weber, cuja ópera O Franco-Atirador é fruto da inspiração provocada por aquela região.
Ecoturismo e escalada
O Parque Nacional da Suíça Saxônica possui centenas de trilhas, que atraem adeptos a caminhadas e ecoturistas, sendo também um dos destinos favoritos para escaladores. Os aventureiros podem testar suas habilidades em mais de mil rochas verticais. Destino turístico de longa data, a Ponte Bastei, construída para servir de atração já em 1826, possibilita aos visitantes uma vista espetacular sobre as formações rochosas.
A Fortaleza Koenigstein, localizada no vale do Elba, foi usada durante séculos como prisão. Ali, o alquimista alemão Johann Böttger criou suas primeiras peças de porcelana europeia, mesmo estando confinado na prisão. Os saxões inovadores da cidade vizinha de Glashütte, contudo, gostam de dizer que são "verdadeiros suíços". A prova disso, segundo eles, é o fato de serem exímios fabricantes de relógios.
fonte:http://viagem.uol.com.br/ultnot/deutsche-welle/2010/07/17/suica-saxonica-oferece-rotas-romanticas-e-aventura.jhtm
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário