terça-feira, 31 de agosto de 2010

ANTT vai apoiar implantação de trem turístico em São Carlos

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) confirmou que vai apoiar a implantação do Projeto Trem Turístico-Cultural de São Carlos (a 230 km de São Paulo). O projeto prevê a restauração de uma locomotiva a vapor, de 1891, pertencente à prefeitura, que deverá percorrer inicialmente um trecho de aproximadamente 1.200 metros entre a estação ferroviária de São Carlos até a Praça Itália.

“Vamos dar todo o apoio possível ao projeto de São Carlos”, disse Mário Rodrigues Júnior, diretor da ANTT. Segundo ele, o presidente Lula incentiva projetos ferroviários como os relacionados ao turismo. O projeto faz parte de um estudo da Prefeitura de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que prevê implantar o trem turístico-cultural num percurso total de 11 quilômetros, ligando a estação ferroviária da cidade à estação da fazenda Conde do Pinhal.

O trem turístico-cultural de São Carlos será operado em linha paralela à existente, implantado na antiga calha do trem de bitola estreita (1 metro). O custo para a implantação do primeiro trecho do trem turístico está estimado em R$ 3 milhões, mas esse valor pode ser reduzido caso o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) auxilie na doação de trilhos e dormentes que não estão sendo utilizados.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/transporteterrestre/35044-antt-vai-apoiar-implantacao-de-trem-turistico-em-sao-carlos.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário