quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Setor de Eventos expande o turístico

Com a conquista do Brasil para sediar a copa do Mundo de 2014 e os jogos Olímpicos de 2016, o setor de eventos trouxe uma perspectiva de franca expansão não apenas para o cenário turístico, mas também econômico, social e cultural do Brasil.

Com o planejamento desses grandes eventos, será notório o benefício deixado como legado para a nação, como a melhoria da infra estrutura de transporte, a construção de arenas multiuso, a geração de emprego e renda e outros que, indiscutivelmente impactarão melhorias da condição de vida da população brasileira.

A boa imagem do Brasil no exterior cultivada nos últimos anos retrata um país multifacetado em aspectos naturais e culturais, motivando o aumento gradativo do fluxo de estrangeiros nos visitando que, certamente será ainda maior durante a realização dos maiores eventos esportivos de caráter mundial. Enquanto 2014 não chega, o Brasil deve buscar um bom planejamento, favorável à realização de ambos. Nesse hall, inserem-se a qualificação e diversificação da oferta de meios de hospedagem, bares e restaurantes, entretenimento, dentre outros, a fim de se conceber o fortalecimento do turismo enquanto atividade organizada em nosso país.

Toda essa mudança em relação ao mercado de eventos no Brasil, também é percebida no Piauí, em especial Teresina. O trade de eventos da capital é notável, haja vista a oferta de espaços para esse fim, notadamente buffets, recentemente inaugurados ou reformados, bem como centros de eventos ou ainda espaços em hotéis, devidamente adaptados para a concepção e realização de diferentes formatos, representando 80% da ocupação hoteleira em baixa temporada, reorganizando o fluxo em decorrência da questão sazonal, uma máxima do turismo.

Toda semana observa-se um casamento, uma formatura, um show, um evento cientifico acontecendo em nossa capital. Com isso temos a movimentação da economia, com a participação de diversos setores como decoração, ambientação, fotografia, filmagem, material gráfico, gastronomia, vestuário, montagem de equipamentos de som, terceirização de serviços de organização e realização de eventos, hospedagem, transporte dentre outros.

Eventos são feitos de pessoas; e de pessoas à realização de seus sonhos. Mas para que este, que atualmente é um sonho nacional, pela importância em se sediar uma Copa do Mundo e uma edição dos Jogos Olímpicos, é importante buscarmos a garantia que esse sonho não seja transformado em um pesadelo; portanto, é preciso ter profissionais específicos e qualificados atento a todo a qualquer detalhe para que a nossa experiência faça a diferença na história dos eventos desportivos de dimensão internacional, como jamais vistos em outra sede qualquer.
E, no sentido de formação de profissionais de qualidade, a Faculdade Piauiense FAP Teresina, recentemente reconhecida como uma das melhores faculdades do Estado pelo Ministério da Educação tem em sua pauta a garantia de qualidade em seu ensino, independente da formação de carreira por ela ofertada. Na grande área do Turismo, sub-área de eventos, lança o curso de Pós Graduação em Planejamento e Gestão de Eventos, sendo esta a primeira Pós Graduação em Eventos do estado, inovando o formato de suas aulas, inserindo, além do conteúdo teórico, atividades práticas e visitas técnicas a fim de se capacitar o alunado em consonância a realidade do mercado local, com foco no mercado global, promovendo a práxis em sua concepção metodológica.

O curso terá a carga horária de 360 horas, durante módulos quinzenais as sexta e sábados, divididas nos seguintes módulos:


MÓDULO I – FUNDAMENTOS TÉORICOS EM EVENTOS
Eventos e mercado turístico - 30 h
Elaboração de projetos de Eventos -30h
Planejamento estratégico e operacionalização de Eventos-30h
Estratégias de Captação de Eventos -20h

MÓDULO II - GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DE EVENTOS
Estratégias de marketing e comunicação em Eventos -30 h
Cerimonial e Protocolo em Eventos -30h
Gestão Financeira em Eventos: Contabilidade e Custos aplicados a Eventos 20h
Gestão de eventos na Hotelaria -15h
Legislação aplicada em Eventos -15h
Planejamento de Alimentos & Bebidas em Eventos -20h
Técnicas de Decoração em Eventos-20h
Análise Mercadológica do Setor de Eventos em Teresina - 40h

MÓDULO III - PRODUÇÃO TÉCNICA EM EVENTOS
Metodologia do Ensino Superior - 30h
Metodologia da Pesquisa - 30h
Projeto Final – Projetos de eventos -30h
Total da Carga Horária - 390h

fonte:http://www.fapteresina.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=157&catid=15&Itemid=303

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário