domingo, 31 de outubro de 2010

Parque Nacional Serra da Capivara (PI) ganha festival de cultura patrocinado pela Oi

Durante os dias 14, 15 e 16 de novembro o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, ganhará novas cores e será iluminado pelo I Festival de Cultura Acordais, um evento que pretende incentivar os movimentos culturais da região, fazendo o intercâmbio com atrações de diversas partes do Brasil.

Organizado pela Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), com a direção da pesquisadora Niéde Guidon, através da Lei de Incentivo Estadual à Cultura, em parceria com a empresa de telefonia Oi e o apoio cultural da Oi Futuro, o I Festival Cultural Acordais contará com espetáculos que valorizam a estética e a linguagem artística tradicional.

Entre as propostas do Festival está o desenvolvimento econômico da região, através do turismo cultural aliado ao Ecoturismo já existente, e se tornar um marco na agenda cultural do Nordeste. "Renomados artistas de outras regiões prestigiarão o evento criando um rico intercâmbio cultural", acredita a coordenação do Festival.

O projeto foi idealizado após um longo intervalo das três edições do famoso Festival Internacional Interartes, paralisado por falta de recursos. Os espetáculos acontecerão diariamente no começo da noite no Anfiteatro da Pedra Furada, um dos lugares mais bonitos e impressionantes da Serra da Capivara. A entrada será gratuita.

Teatro
Entre os destaques está a apresentação da peça de teatro 'Café com Torradas', encenada pelo ator da TV Globo, Marcelo Airoldi, que interpretou o Gustavo na novela Viver a Vida.

O ator, autor, diretor e professor de teatro que já esteve no Parque Nacional Serra da Capivara participando das gravações do filme "Onde está a Felicidade?" de Bruna Lombardi, voltará agora ao Piauí para encenar duas peças teatrais que recentemente estavam em cartaz em São Paulo.

Dança
O céu estrelado da Serra da Capivara também iluminará um sensacional espetáculo de dança num cenário tecnológico que mistura água, terra, fogo e ar sob o ritmo da música e da projeção de imagens. Estrelado pela paranaense Silvia Wy'a Poty, dançarina especializada em psicologia do corpo e membro do conselho internacional de dança da Unesco, esse espetáculo emociona quem assiste.

Histórias
Carlos Daitschman, reconhecido contador de histórias que junto aos alunos do projeto Pro-arte, da Fundação Museu do Homem Americano, apresentará contos indígenas selecionados pela etnóloga paulista, Vilma Chiara.

Música
Representando o homem sertanejo e sua cultura, o I Festival Cultural Acordais traz as apresentações dos grupos de cultura popular Afro Vermelho e Auto do Boi de Reis. Na área musical Sandrinho do Acordeom, Bruno da Rabeca e Julimar do Pife mostram a influência do sertão. O evento resgata a cantoria de viola dos emboladores Paulo Dias e Zé Domingos e apresenta as danças tradicionais da região com a presença do Arraiá do Velho Galo e as cores do reisado Cigano Novo Zabelê. Para finalizar, os saltos da capoeira através do Grupo Raízes do Brasil mostram a influência africana em nossa cultura.

fonte:http://gastronomiaenegocios.uol.com.br/home/turismo/ver/320/parque-nacional-serra-da-capivara-ganha-festival-de-cultura-patrocinado-pela-oi

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário