segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Roteiros de navio são atrações para quem quer explorar a costa chilena

Com belezas naturais e rica em fauna e flora, a costa do Chile e a região da patagônica é uma opção para quem gosta de aventura misturada com luxo. Dois novos cruzeiros realizam a rota, um navio de luxo e um ferry boat, que passam por ilhas e pequenas cidades que podem ser exploradas. As rotas são operadas pela Navimag e tem opções de valores acessíveis.

Com duração de quatro dias, o roteiro Fiordes, de Puerto Montt até Puerto Natales (ou ao contrário), é um dos mais disputados por aventureiros e mochileiros. Tudo por conta da mobilidade da viagem, que permite aos passageiros embarcarem com veículos no passeio. Feito com um ferry boat – como se fosse uma balsa – os passageiros podem comprar cabines e se instalar como em um navio convencional.

A cidade ao norte, Puerto Montt é destaque pelas belezas dos lagos, montanhas cobertas de neve e vulcões da região. A passagem para barcos de grande porte é bastante complicada devido à quantidade de ilhas, o único canal com profundidade é o Moraleda, que passa pela ilha Chiloe. “Na alta temporada, de novembro a março, a rota faz uma parada em Puerto Eden, que há um povoado bem pequeno onde estão os últimos índios Kaweskar. E isso acontece só quando as condições climáticas permitem”, explicou Natalia Zamora, executiva de vendas da operadora.

Natureza de perto - Outro destaque é o Glacial Pio XI, com 1.265 km² de superfície, 6 quilômetros de extensão e uma altura próxima a 100 metros, o maior glacial da América Latina. Outro glacial que vale a viagem é o Amalia, e os turistas têm oportunidade de chegar próximos com pequenas embarcações.

Fora do barco, o ecoturismo é o destino de quem gosta de apreciar a natureza. Em Puerto Natales, os interessados poderão conhecer o Parque Nacional Torres Del Paine, um local impressionante pelas belezas naturais. O parque foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1978 e conta com uma área de 242.000 hectares. “São cerca de sete lagos, e a região é propícia para o trekking. Quem quiser ver mais, em Punta Arenas, há cerca de três horas de ônibus, os visitantes podem ver as pinguineras, região onde os animais se reúnem”, contou Natalia.

Para quem prefere luxo

Percorrido pelo cruzeiro Mares Australis, o percurso de Castro a Laguna San Rafael é realizada somente em dois meses do ano, Janeiro e Fevereiro. Apesar de o roteiro ser reduzido, os passageiros tem a oportunidade de ficar um dia inteiro nas cidades de Puerto Chabuco e Laguna San Rafael.
Com pequenos barcos, é possível visitar algumas ilhas e chegar próximos às geleiras e experimentar uma bebida com gelo direto das paredes. Um destaque do roteiro é a ilha de Chiloe, de onde a embarcação parte, por conta das lendas que enchem a região de misticismo. “Há uma lenda que um homem chamado Trauco, muito feio, que namora as mulheres e as leva para os bosques. E outra que um barco fantasma, que muitos veem, mas ele não existe”, revela Natalia.

Para conhecer a região, descer do navio em Puerto Chacabuto em um dos maiores portos da região e realizar um passeio turístico de carro ou ônibus para explorar a região montanhosa e ir até o povoado de Puerto Aysén antes do retorno a Castro.

fonte:http://webventureuol.uol.com.br/destinoaventura/conteudo/noticias/index/id/29590

Nenhum comentário:

Postar um comentário