segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tradições colombianas são declaradas Patrimônios da Humanidade

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) declarou duas tradições colombianas - as músicas de marimba e os cantos tradicionais do Pacífico Sul e o Sistema Normativo da Cultura Wayuú - como Patrimônios Orais da Humanidade.

De acordo com informações divulgadas pela Unesco, as músicas de marimba e os cantos tradicionais do Pacífico Sul da Colômbia formam parte do patrimônio cultural dos grupos afrocolombianos dos departamentos de Valle del Cauca, Cauca e Nariño.

“Esta arte musical combina as canções das mulheres (cantoras) e homens (chureadores) com o som de instrumentos acústicos fabricados artesanalmente com materiais locais”, explicou a entidade.

Outro aspecto cultural declarado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade é o Sistema Normativo dos Wayuús. “Compreende um conjunto de princípios, procedimentos e rituais que regem a conduta social e espiritual da comunidade indígena Wayuú, localizada na península de La Guajira, extremo norte da Colômbia”, explicou a Unesco.

Além desses elementos, a Unesco já incluiu, anteriormente, outras tradições colombianas na lista como o Carnaval de Negros e Brancos (2009), as procissões da Semana Santa de Popayán (2009), o Carnaval de Barranquilla (2008) e o espaço cultural de Palenque de San Basílio (2008). A lista é composta por 166 tradições orais de todo o mundo, 90 delas foram declaradas anteriormente como “obras mestras”.

Segundo a Unesco, o patrimônio cultural não se limita aos monumentos e coleções de objetos, mas também compreende tradições ou expressões vivas herdadas de nossos antepassados e transmitidas aos nossos descendentes.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/geral/37136-tradicoes-colombianas-sao-declaradas-patrimonios-da-humanidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário