sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bogotá se destaca como uma das cidades mais verdes da América Latina

A Colômbia se destacou como um dos países com melhor desempenho ecológico da América Latina, segundo o estudo Green City Index, elaborado pela empresa alemã Siemens em conjunto com a unidade de estudos da revista britânica The Economist, divulgado no WMSC (World Mayors Summit on Climate). O evento, realizado no México, recebeu prefeitos do mundo todo para discutir ações de combate às mudanças climáticas.

O estudo teve como objetivo analisar variáveis de 17 cidades da América Latina: eficiência energética, emissões de dióxido de carbono, uso do solo e edifícios, tráfego, resíduos, água, situação das águas residuais, qualidade do ar e agenda do governo para o meio ambiente. É a primeira vez que este levantamento é aplicado na América Latina.

Bogotá ficou entre as seis cidades mais bem colocadas, sendo reconhecida pelo seu bom desempenho no uso da terra. A capital se destacou pela grande importância que dá às áreas verdes, que alcançam 107 m² por pessoa, número mais alto entre as cidades de população média. Além disso, a revista The Economist concedeu um especial reconhecimento pela rede de transporte, a TransMilenio, que ao se unir a implementação de ciclovias, ajuda a reduzir o uso de veículos particulares em circulação.

Sobre a geração de resíduos, Bogotá registra 290 kg por pessoa - a segunda quantidade mais baixa do estudo -, o recolhimento de mais de 90% do lixo e o acesso de quase toda a população à água potável, em conjunto com o baixo consumo do líquido por pessoa - 114 litros em média -, ante a média geral de 264 litros. Estes são alguns dos destaques de Bogotá no Green City Index.

O estudo enfatizou a diminuição em emissões de dióxido de carbono produzidas na geração de eletricidade (produzida com hidroelétricas e não com termoelétricas, que usam carbono), o que se acrescenta um baixo consumo de energia. De acordo com os responsáveis pelo levantamento, este é o resultado de políticas voltadas a conscientizar as autoridades municipais sobre a necessidade de desenvolver políticas sustentáveis.

Os esforços da Colômbia, que aposta em um turismo responsável, servem como exemplo para toda a região da América Latina. O país se destaca na preservação do meio ambiente, não apenas por ser o maior em biodiversidade do mundo por km², se não pelas boas práticas que implementa. Mais uma razão para visitar o país e correr o risco de querer ficar.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/geral/38162-bogota-se-destaca-como-uma-das-cidades-mais-verdes-da-america-latina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário