domingo, 23 de janeiro de 2011

Rua Duolun Lu revela costumes da velha Xangai dos anos 20

Em Duolun Lu, também conhecida como Duolun Road Cultural Street, uma curta rua de pedestres, mas repleta de história, no distrito de Hongkou de Xangai, moradores de classe operária se misturam com turistas – na maioria chineses – buscando comungar com gigantes literários progressistas que viveram e trabalharam aqui nos anos 20 e 30. Mas pode ser que Duolun Lu seja em breve a única lembrança do passado de Xangai.

Apesar da história presente em seu aglomerado de prédios decrépitos, Hongkou está cedendo espaço nos próximos meses e anos para prédios de apartamentos mais lucrativos. Mas Duolun é um trecho oficialmente protegido, restaurado pela prefeitura em 1998. Os prédios foram reformados, a rua foi transformada em calçadão para pedestres e até mesmo os pesos pesados culturais voltaram – ao menos em forma de estátua.

“Eu acho realmente interessante porque não sofreu especulação imobiliária”, disse David Chan, um curador que trabalha em uma galeria em Duolun Lu. “É uma área que resistiu ao modernismo e é bastante local.”

“Ela é muito diferente da Xangai de hoje”, disse um empresário sino-americano que vive em Chicago e visita regularmente Duolun Lu, enquanto bebia chá no Old Film Café (123 Duolun Lu; 86-21-5696-4763), um dos muitos prédios históricos da rua que foram restaurados nos últimos anos.

“Você circula pelas ruas e é como se voltasse 50 ou 60 anos no tempo”, ele disse.

No início do século 20, Duolun Lu estava à margem do Assentamento Internacional e posteriormente de parte da concessão japonesa. Ativistas culturais, incluindo o escritor chinês Lu Xun, encontraram no bairro um refúgio da perseguição e censura pelo Kuomintang.

Mas alguns moradores locais temem pelo futuro da rua. Para Paul French, um escritor e blogueiro de Xangai, até mesmo o status de rua protegida oferece pouca proteção real.

“Não significa nada”, ele disse. “Grande parte de Hongkou será demolida. A maioria dos prédios que permanecerão será aqueles ocupados por bancos e hotéis.”

Ele aponta para o grande número de moradias tradicionais que foram demolidas em outras áreas nos últimos anos, expulsando famílias que viviam ali por gerações. Alguns dos prédios supostamente protegidos em uma parte de Hongkou conhecida como Little Vienna, devido aos moradores judeus que moraram ali durante a Segunda Guerra Mundial, já desapareceram, ele disse, incluindo grande parte de Chusan Road.

Mesmo em Duolun Lu, o significado da preservação pode variar de um prédio para outro. Quando o Old Film Café foi reformado no ano passado, seu proprietário foi proibido de pintar o exterior do prédio. Mas a velha casa de chá em frente foi revestida com novos tijolos.

Enquanto isso, os moradores de Hongkou continuam vivendo em seu próprio ritmo. Perto de Duolun Lu fica Lu Xun Park (146 Dongjiangwan Lu), um ponto de encontro popular que reúne uma mistura excêntrica de moradores locais cantando, jogando cartas e nadando. O parque também conta com um museu dedicado ao escritor que lhe dá nome, assim como seu túmulo.

Por ora, ainda é possível andar pelas travessas de Duolun Lu, como a Lane 201 – notável não apenas pelo prédio da Liga dos Escritores de Esquerda (2 Lane 201, travessa da Duolun Lu), um prédio protegido em estilo neoclássico que foi sede do movimento literário modernista fomentado por Lu Xun, mas também pela série de casas antigas presentes ao longo dela.

Agora é o momento de visitar a área, dado seu futuro incerto. Duolun Lu em breve poderá se transformar em pouco mais do que um museu ao ar livre, em meio a um mar de arranha-céus indistintos.

Tradução: George El Khouri Andolfato

fonte:http://viagem.uol.com.br/ultnot/2011/01/23/um-trecho-da-velha-xangai.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário