Macapá tem se tornado parada obrigatória de transatlânticos de bandeira internacional. Esses transatlânticos firmaram parcerias com agências de viagem de Manaus, que por sua vez fechou parceria com uma empresa de Belém e outra no Amapá.
A parada dos navios em solo amapaense é de no máximo 6 horas, aportando no Porto das Docas de Santana, a qual dá oportunidade dos turistas visitarem alguns pontos turísticos de Macapá. Todos os transatlânticos que visitam a Amazônia obrigatoriamente precisam passar pela costa amapaense, onde passam pelo processo de fiscalização da alfândega, Policia Federal entre outros serviços relacionados ao cruzeiro marítimo.
Com a vinda de dois Transatlânticos no mês de fevereiro, vários empresários amapaenses lucraram com a venda de seus produtos em locais estratégicos da cidade. Durante a estada dos turistas na cidade, foi detectado um aumento de 40% em vendas, na Casa do Artesão, e no Marco Zero do Equador, graças ao câmbio realizado no local.
Para ajudar nas vendas a Secretaria de Estado do Turismo realizou uma parceria com as Escolas de Idiomas Fisk, Skill e Escola Estadual Antônio Messias, que disponibilizaram tradutores para apoiar no evento, e que ficaram em vários pontos turísticos da cidade: Marco Zero do Equador, Fortaleza de São José de Macapá, Casa do Artesão e no Ônibus que conduzia os turistas.
Entre as apresentações de danças que retratam nossa cultura, esteve o grupo de Marabaixo do Peti Santana (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), e o grupo de Marabaixo Raimundo Ladislau.
A logística para receber estes turistas contou com a parceria da Setur-AP (Secretaria de Turismo do Amapá), Sete (Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo), Secult (Secretaria de Cultura) e Seicom (Secretaria de Indústria e Comércio), que contribuíram com o fortalecimento do fomento do turismo no Amapá.
O empresário Marcos Grassi, que trabalha na produção de móveis rústicos, feitos a partir do reaproveitamento de madeira, e que vendeu US$ 3.380, para turistas estrangeiros, disse que se o Estado continuar trabalhando como vem trabalhando esse ano, dando oportunidade para os empresários mostrarem os produtos que o Amapá produz, e expondo-os em lugares diferenciados, temos tudo para ganhar, “A Setur está de parabéns, pois é essa iniciativa que o Estado precisa para trazer recursos de fora para dentro, fazendo com que a economia e o turismo local se fortaleçam”,
Segundo a secretária de Estado do Turismo Helena Colares, A Setur buscará parcerias com os empresários amapaenses, para a Seatrade (Feira das Companhias de Cruzeiros Marítimos) que acontece em Miami no período de 14 a 17 de março. “O Seatrade é uma oportunidade ímpar de negociar com expositores e as delegações estrangeiras que representam os setores da indústria marítima nacional e internacional. O Encontro é uma oportunidade para estreitamento de laços comerciais com empresas norte-americanas da área de cruzeiros e portos marítimos”.
“É preciso dar continuidade as ações do Trade Turístico e gestão pública, no que se refere a consolidação do Estado do Amapá como destino turístico, traçando-se metas para participação na Seatrade Miami 2011, com o objetivo de captar escalas dos cruzeiros que visitam a região amazônica”, conclui a secretária Helena Colares.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/estados/38535-amapa-entra-na-rota-dos-transatlanticos-internacionais.html
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