
Aquele, que inicialmente não passava de um povoado de pescadores, foi “descoberto” já no início de 1900 como um paraíso natural de veraneio. O aspecto bucólico seduziu a atriz Brigitte Bardot, que em 1964, quando precisou se isolar para relaxar, aportou na Armação. Para os moradores locais, muito hospitaleiros, a bela não passava de “uma criança bonita, parecida com uma boneca de olhos verdes”, segundo a edição do Jornal do Brasil da época.
Qualificação
A prefeitura municipal de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, iniciou, em 2010, o projeto Qualificação Social e Profissional Associadas à Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho, o Projovem Trabalhador.
Segundo um levantamento do município, a maioria dos jovens não tinha qualificação profissional ou exercia atividades ligadas à pesca. Mas, ao serem questionados sobre as oportunidades profissionais que buscavam, houve uma procura expressiva pela área de turismo.
Até maio, o programa deverá formar mais de 200 jovens, entre 18 e 29 anos, nos cursos de: administração, alimentação, serviços pessoais, construção e reparos e turismo e hospitalidade. Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Cristiane Oliveira, a ideia é tornar o programa fixo oferecer novas turmas, mas, dessa vez, com um número maior de vagas voltadas para turismo e serviços.
Atualmente, hotéis, restaurantes e agências se mobilizam para dar conta dos visitantes e garantir que, mesmo antes de deixarem a cidade, os turistas já pensem no retorno. Por isso, a previsão de absorção no mercado de trabalho – de 30% dos jovens – deverá ser ainda maior.
O projeto venceu na categoria aspectos sociais do prêmio Melhores Práticas do MTur. Além de Búzios, no estado do Rio de Janeiro foram premiadas as cidades de Angra dos Reis e Rio de Janeiro.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/governo/38277-armacaodebuziosmodelomtur.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário