sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ministro do Turismo participa da 1ª sessão da Câmara de Turismo da CNC

O ministro do Turismo, Pedro Novais, participou da primeira sessão do ano da Câmara de Turismo da CNC (Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo), na última terça-feira, em Brasília. A presença de Novais teve o objetivo de aproximá-lo das 26 organizações que estiveram na reunião. O presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), Alexandre Sampaio, que atualmente preside a câmara, foi o anfitrião do encontro, que contou com a participação da diretoria da CNC.

“Sinto-me honrado por responder pela pasta do Turismo no atual momento. Seremos focos das atenções mundiais com a Copa do Mundo. É uma oportunidade para derrubarmos os estereótipos e apresentar nossas riquezas e hospitalidade”, declarou o ministro em sua fala inicial, informando que 600 mil visitantes virão ao país durante a competição.

Novais afirmou que o trabalho do ministério nos próximos anos terá quatro eixos: qualificação profissional, linhas de crédito especiais para hotéis, investimento em infraestrutura e promoção do país no exterior. “Em 2010, estimamos em US$ 6,5 bilhões o crédito concedido ao turismo pelas instituições federais”, detalhou.

O ministro aproveitou o encontro para apresentar ao trade a recém-nomeada secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, e informou que já encaminhou para publicação as diretrizes para a nova classificação hoteleira.

Os integrantes da Câmara entregaram ao ministro um documento com as principais demandas do setor. Cinco demandas foram eleitas como prioridades: desburocratização das regulamentações do MTur; melhoria de infraestrutura para transporte; promoção e incremento do turismo doméstico, com adoção de iniciativas como o cruzeiro rodoviário e o vale-turismo; concessão de aeroportos para a iniciativa privada e criação de hubs aéreos regionais; e fim da “bitributação”, com incidência de impostos somente sobre os preços do pacotes turísticos, sem considerar a comissão acrescida pelos serviços prestados.

“A sessão foi extramente proveitosa. Todas as entidades participantes puderam se dirigir diretamente ao ministro Pedro Novais, que atendeu a cada uma delas. O ministro ficou bem satisfeito. Afirmou que foi uma das melhores reuniões de trabalho que esteve”, avaliou Alexandre Sampaio.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/38658-ministro-do-turismo-participa-da-1a-sessao-da-camara-de-turismo-da-cnc.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário