quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Passaporte: site da PF tem jeitinho para finalizar solicitação e três meses para o agendamento

Quem busca fazer o agendamento para a retirada de passaporte através do site da Polícia Federal está encontrando grande dificuldade de navegação. Ao entrar na opção "Passaporte", o cidadão é direcionado para um questionário, onde serão viradas quatro páginas eletrônicas. Depois de preenchidos todos os dados com alguma lentidão do sistema, as pessoas vão encontrar dificuldade também para finalizar o preenchimento.

A reportagem do M&E testou o serviço e ao chegar na terceira página "Dados complementares", o campo Endereço do Remetente/Cidade não abre a opção das cidades. Com isso o procedimento não se complementa. A falha do sistema da Polícia Federal acontece pois este campo não está marcado com (*), o que indicaria ser de preenchimento obrigatório. Mesmo não sendo obrigatório, o preenchimento não se conclui, uma vez que surge a seguinte mensagem na tela "O campo "Cidade de residência" necessita ser preenchido."

A contradição entre necessitar ser preenchido e não ser obrigatório é um impedimento no site da PF e inviabiliza o andamento da solicitação do agendamento.

Para tentar tirar essa dúvida, a reportagem do M&E entrou em contato com o telefone para informações, uma ligação interurbana para Pernambuco (85) 3194-4850, que também oferece a opção do e-mail faleconosco@vectorservicos.com.br.

Pelo telefone, na segunda tentativa, a reportagem conseguiu ser atendida. O atendimento foi cordial e eficiente e revelou um pequeno "jeitinho brasileiro" para fazer o sistema funcionar corretamente no campo "Endereço do Remetente/Cidade". Segundo a atendente, é necessário clicar em qualquer outro estado que não seja o seu. Depois basta voltar a clicar no seu estado. Não é que deu certo? Finalmente então se abriu o campo das cidades. Segundo a atendente, o probleminha pode ser decorrente do grande volume de acessos.

Entre os quatro postos da PF na cidade do Rio de Janeiro, todos tinham agendamentos abertos até maio, com datas-limites entre os dias 5 e 9 dependendo do posto. No entanto, a reportagem do M&E só conseguiu disponibilidade em um deles, no Shopping Rio Sul. Era o único que ainda tinha datas disponíveis, e somente entre os dias 5 e 9 de maio.

Em resumo, a retirada de passaporte somente será possível daqui a três meses.

Para diminuir o tempo de espera, a Polícia Federal ampliou seu atentimento na prestação do serviço. Segundo o órgão, aproximadamente quatro mil vagas semanais serão criadas nos postos de atendimento distribuídos nos shoppings Rio Sul, Leblon e Via Parque, que estenderão o horário de funcionamento, passando a atender o público das 10h às 20h, de segunda a sexta. O posto do Galeão passa a funcionar de segunda a sexta, das 4h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h.

Os pedidos emergenciais serão avaliados e atendidos diariamente no posto do Galeão. Nesses casos, a Polícia Federal ressalta que nem sempre a situação que o requerente considera emergencial se encaixa na instrução normativa que define o atendimento prioritário. Se o pedido for aceito, será agendado para o mesmo dia. Aproximadamente 60 casos emergenciais são resolvidos diariamente.

A recomendação para quem estiver com a data de validade do seu passaporte expirando até meados deste ano é não esperar e correr para fazer logo o seu agendamento.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1024&pStrLink=3,29,0,68858&IndSeguro=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário