sábado, 19 de fevereiro de 2011

Veleiros de regata náutica internacional chegam a Luís Correia (PI)

Veleiros de todas as partes do mundo vão invadir os mares do litoral piauiense. Na próxima segunda-feira (21), o município de Luís Correia receberá a visita dos participantes da 17ª edição do Rally Ilhas do Sol, um evento náutico internacional que acontece anualmente e reúne velejadores de várias partes do mundo.

Esta é a segunda vez que o Piauí entra no roteiro do passeio. Em 2010, 22 embarcações atracaram em Luís Correia trazendo tripulantes de oito países da Europa. Neste ano, serão 26 veleiros comandados por 80 tripulantes vindos da França, Bélgica, Suíça, Alemanha, Irlanda, Espanha, Noruega, Suécia, Luxemburgo e Irlanda do Norte.

A previsão é de que as embarcações atraquem no Porto do Ipecea, em Luís Correia, na manhã de segunda-feira. Os turistas europeus devem permanecer no município por cerca de cinco dias, movimentando todo o setor de comércio e serviços. “Eu acho que Luís Correia corresponde exatamente ao que os participantes do Rally estão procurando: um lugar espetacular, com um cenário belíssimo e gente hospitaleira. Uma das grandes expectativas é o passeio pelo Delta”, afirma Nicolas Tiphagne, um dos organizadores da regata.

A tripulação que participa do Rally Ilhas do Sol é formada principalmente por casais de aposentados que passam o ano inteiro no mar, seguindo o roteiro da viagem. A regata é um evento esportivo, mas sem disputa entre os participantes, o principal objetivo dos tripulantes é conhecer novos destinos e entrar em contato com outros povos e culturas. “Nós queremos mostrar aos navegantes europeus lugares diferentes, seguros, com atrativos culturais e naturais”, explica Nicolas.

Na edição deste ano, os navegantes já passaram por Ilha da Madeira, em Portugal, Ilhas Canárias, Marrocos, Senegal e Cabo Verde antes de atracar em Salvador. Depois de Luís Correia, a próxima parada será a Ilha de Marajó, em Belém do Pará.

A inclusão do Piauí no roteiro do Rally Ilhas do Sol foi decidida em 2009, quando a Secretaria do Turismo do Piauí participou da Feira Náutica de Paris, e conta com o apoio do Ministério do Turismo. “Queremos incluir a etapa de Luís Correia também nas próximas edições do evento e mostrar que a cidade tem tudo para se tornar um polo náutico importante, competindo com lugares como Fortaleza ou João Pessoa”, finaliza Nicolas Tiphagne.

fonte:http://www.piaui.pi.gov.br/materia.php?id=40968

Nenhum comentário:

Postar um comentário