sábado, 30 de abril de 2011

Aluna da Fundação do Homem Americano representará Piauí

Com apenas 13 anos, a estudante do projeto Pró-Arte da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), Ana Caroline Barbosa Lima, foi escolhida pelo 19* escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), para representar o Piauí no terceiro Foro Juvenil Iberoamericano do Patrimônio Mundial nas cidades espanholas de Santillana del Mar e Zaragoza no próximo mês de julho.

A cidade de Santillana del Mar, no extremo norte da Espanha, é a base do Museu de Altamira, onde fica a gruta com as pinturas rupestres que são apontadas como uma das mais antigas da Europa e uma das primeiras a serem descobertas e protegidas no mundo. O museu abriga as reproduções dessas pinturas milenares.

Apenas dois lugares do Brasil, ricos em grafismos rupestres, foram escolhidos pelo Ministério da Cultura da Espanha para participar do encontro. Além da representante do Parque Nacional Serra da Capivara, outro aluno, da Fundação Casa Grande, do município de Nova Olinda, no sul do Ceará, também foi escolhido. Ele vai representar o projeto Casa
do Patrimônio da Chapada do Araripe.

O projeto Pró-Arte-Fumdham foi criado pela pesquisadora paulista Niéde Guidon, para dar continuidade aos trabalhos sociais que eram desenvolvidos pela instituição científica no sertão do Piauí com os Núcleos de Apoio à Comunidade (Nac’s), paralisados pela falta de repasse de recursos por parte do Governo Federal na década de 1990.

A estudante piauiense Ana Caroline Barbosa frequenta o projeto Pró-Arte-Fumdham em São Raimundo Nonato desde os 9 anos de idade. Ela participa de várias atividades com destaque para o Clube dos Defensores da Arte Rupestre do Piauí. Ela também participa do Cineclube Arte 7, da rádio comunitária Zabelê, através do programa interativo Jornal O Casulim e da biblioteca O Casulo, entre várias outras atividades.

Segundo a coordenadora do projeto Pró-Arte-Fumdham, a professora Rosa Maria, a aluna Ana Caroline Barbosa, em função de sua dedicação, perfil protagonista e participação em várias atividades é “bastante merecedora dessa oportunidade”.

fonte: http://180graus.com/geral/aluna-da-fundacao-do-homem-americano-representara-piaui-422265.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário