domingo, 22 de maio de 2011

Caderno de receitas vira livro e traz o melhor da culinária do PI

O que era apenas um caderno de receitas da vovó querida de Luzilândia, a dona Senhorinha Veras, virou agora o livro ‘Alquimia do Sabor – caderno de receitas piauiense’. Lançado pela Alpharrabio Edições, editado por Dalila Teles Veras e idealizado pela filha mais nova de Senhorinha, Luzia Teles Veras o livro sai do âmbito familiar e ganha agora as livrarias de Teresina.

O ‘caderno’ reúne os pratos mais típicos e tradicionais da região norte do Piauí, mais especificamente de Luzilandia, onde a família cresceu. “Ele foi lançado pela primeira vez em 1996, mas foi distribuído apenas pela família, apenas 150 exemplares. Mas eu, que sou Portugal e resido em São Paulo pensei, porque não levar isso para quem não é do estado? São pratos muito peculiares e característicos do estado. Além de que desconheço outra publicação que traga uma seleção tão completa dos mais genuínos pratos da culinária piauiense”, conta Dalila Teles, casada com um dos filhos de Senhorinha, Valdecirio Veras.

A obra reúne os pratos mais conhecidos da mesa dos piauienses como o assado de panela, sarapatel de carneiro, carne de sol, arroz com pequi, bolo de farinha de goma, cocada com rapadura, costela de porco assado e até mesmo a cajuína, bebida tipicamente piauiense.

O livro não teve um lançamento oficial, explica Dalila Teles. Ele foi apresentado apenas em uma cerimônia fechada para os familiares de dona Senhorinha, que faleceu em 2009 deixando seus 12 filhos, já criados. Mas quem deseja conhecer ou aperfeiçoar um pouco mais os seus dotes na culinária de nosso estado pode adquirir um exemplar na Tocatta, por apenas R$ 25. Vale a pena conferir, é de dar água na boca.

fonte: http://www.180graus.com/geral/caderno-de-receitas-vira-livro-e-traz-o-melhor-da-culinaria-do-pi-428378.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário