quarta-feira, 29 de junho de 2011

Rádios piratas podem afetar aviões no Piauí

O perigo das interferências nas comunicações entre aeronaves e controladores de voo não se restringe às operações de aproximação, pouso e decolagem. Isso porque o voo em rota, feito em grandes altitudes e fora das áreas próximas aos aeroportos, também pode ser afetado por esse tipo deproblema. De acordo com a Gerência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Piauí, esse é um dos motivos que leva ao fechamento de pequenas rádios no interior do estado.

“Como já registramos diversas situações de interferência nas frequências da torre de controle do aeroporto de Teresina e do controle de aproximação, já construímos um canal direto com a Infraero para apurar esses fatos. Mas também temos recebido alguns relatos desse tipo de problema por parte do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo, responsável pelo controle das aeronaves em voo) sobre esses conflitos nas frequências usadas pelo centro”, explicou o gerente da Anatel no estado, Carlos Bezerra Braga. Que inicia imediatamente depois e vai de 108.1 a 137MHz. A emissão de frequências espúrias em decorrência de alguma falha nos transmissores das rádios irregulares também pode fazer
com que haja interferências.

“Muita gente nos questiona quando fechamos pequenas rádios no interior, e chega a nos acusar até de perseguição às rádios menores, mas o que a maioria não sabe é que esse trabalho precisa ser feito justamente por conta da ocorrência desse tipo de situação na comunicação aérea. Além disso, só autuamos as rádios que não obedecem às normas estabelecidas pela Anatel para seu funcionamento regularizado”, informou Carlos Braga.

O gerente informou ainda que Teresina chegou a registrar, em anos anteriores, um total de 54 portadoras ocupando a faixa de FM, entre rádios outorgadas e clandestinas. Isso provocava uma grave situação de saturação nas frequências, aumentando o risco de interferir nas comunicações entre o controle de tráfego aéreo e as aeronaves. Além da comunicação dos aviões, as interferências também prejudicam os rádiosauxílios à navegação das aeronaves, muitas vezes deturpando os sinais e aumentando o risco de acidentes. “Por contadesses fatores, a Anatel mantém sua fiscalização, contando muitas vezes com o apoio da Polícia Federal. A maioria das rádios autuadas se intitula rádio comunitária, mas não obedece a esse formato, pois vendem espaços comerciais em sua programação”, complementou Braga.

fonte: http://www.meionorte.com/noticias/geral/radios-piratas-podem-afetar-avioes-no-piaui-136521.html

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