quarta-feira, 27 de julho de 2011

Visita ao Congresso é grátis, mas turista não pode ir de bermudas e chinelos

O Congresso vai ficar aberto ao público durante o recesso parlamentar, que começou na segunda-feira (18). Quem quiser pode conhecer o Senado e a Câmara das 9h30 às 17h, todos os dias, inclusive aos sábados e domingos. Mas neste período de recesso os visitantes não poderão acompanhar votações em plenário. Os parlamentares voltam ao trabalho na primeira semana de agosto.

O programa “Visite o Congresso” é uma parceria da Câmara e do Senado. Os passeios são cancelados apenas durante visitas oficiais de autoridades ou em dias de votações muito polêmicas, que atraem manifestantes.

As visitas são monitoradas e, a cada 30 minutos, um grupo é levado por um guia para conhecer as Casas do Legislativo. No Senado, os visitantes podem ver o Túnel do Tempo, corredor que conta a história do Congresso Nacional.

É preciso ficar atento às roupas: bermudas, shorts e chinelos são proibidos tanto para homens quanto para mulheres, de segunda à sexta-feira, mesmo em período de recesso parlamentar. A direção recomenda que, “em qualquer ocasião todos devem usar trajes adequados”.

Os turistas de outros países podem agendar visitas guiadas com tradutor em inglês ou espanhol. Os visitantes não pagam nada para entrar no Congresso. O agendamento pode ser feito com antecedência no portal da Câmara ou pessoalmente, no guichê do Salão Negro.

No primeiro semestre do ano, Câmara e Senado receberam quase 92 mil visitas, uma média de 15 mil por mês. Entre os estrangeiros, os norte-americanos, franceses e alemães são os assíduos, de acordo com informações do Senado. Em 2010, quase 182 mil pessoas fizeram uma visita ao Congresso.

fonte: r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário