
Hoje, a cidade tem uma pista de terra compactada, que recebe aviões de pequeno porte. Com a edificação do aeroporto, o município poderá receber também aviões a jato. “Esse é um importante passo para o desenvolvimento do turismo no Jalapão, cujo potencial turístico é inegável. Falta infraestrutura”, analisou o ministro, ao anunciar os investimentos, durante almoço no município de São Félix (TO). Pedro Novais também destacou a importância social da construção, que vai ajudar a tirar as pequenas cidades da região do isolamento e levar mais recursos por meio do turismo.
Em Palmas, aonde esteve pela manhã, o ministro recebeu projetos apresentados pelo governador José Wilson Siqueira Campos, em reunião no Palácio do Anhanguera. Entre os pleitos, a proposta de dar continuidade à pavimentação da rodovia TO-030.
O primeiro trecho da estrada já foi iniciado, com recursos do MTur, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O governo estadual quer apoio do ministério para a segunda parte da obra, que vai ligar os municípios de Novo Acordo e São Félix (TO). Os dois trechos somam mais de 130km de extensão.
Outra reivindicação do governo estadual é levar asfalto também de São Félix a Mateiros (78km), de Mateiros a Ponte Alta do Tocantins (161km) e também à divisa da Bahia (54km). “Essas obras serão importantes para integrar os estados da Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins, trazendo melhorias para o interior, aumentando as possibilidades de desenvolvimento da região”, assinalou o governador Siqueira Campos.
Turismo religioso
Além do potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura, Tocantins tem destinos que podem ser explorados pelo segmento do Turismo Religioso. É o caso do município de Natividade, que recebe, anualmente, milhares de romeiros que vão à cidade para o maior e mais tradicional festejo religioso do estado. A festa de Nosso Senhor do Bonfim acontece de 7 a 17 de agosto no povoado de Bonfim, a 24 km do município.
O percurso entre a cidade e o povoado é atravessado por muitos fiéis, que, de joelhos, agradecem por graças alcançadas ou imploram milagres. Os pedregulhos que formam o caminho testemunham a fé dos que vão fazer pedidos e agradecer por graças alcançadas. Recuperar e revitalizar a Via de Acesso dos Romeiros é um dos pleitos do governo de Tocantins.
fonte: jornaldeturismo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário