A história de Parnaíba (350 km de Teresina) é contada no Jornal do Piauí desta segunda-feira (5) a partir da trajetória de vida do seu Liduíno Aragão, que veio do Ceará há 42 anos, com a noiva. Aqui no município, conseguiu a tão sonhada realização profissional, teve 4 filhos e trouxe os pais e oito irmãos, além de sogros e cunhados.
Thiago Amaral/Cidadeverde.com
A segunda maior cidade do Piauí lhes deu abrigo, emprego e uma história de vida. "Eu gosto muito de Parnaíba, até minha carne eu quero que seja enterrada aqui. Daqui eu não saio, aqui é bom demais", enfatizou o parnaibano de coração.
Economia
Seu Liduíno viu Parnaíba crescer e se tornar o que é hoje: a quarta cidade do Nordeste em desenvolvimento do comércio. Por aqui, quase 95% dos moradores vivem na zona urbana, o que reflete nos índices econômicos. A agropecuária responde por apenas 3% do produto interno bruto, sendo que a indústria representa 17% e a prestação de serviços 80% do PIB.
A construção civil é também um ramo desse ciclo de desenvolvimento. Além de gerar emprego, a expansão imobiliária confirma o aumento do poder aquisitivo da população. Cada vez mais, construtoras investem em empreendimentos particulares em Parnaíba e há também os programas habitacionais do governo, como o conjuto Raul Barcelar, onde encontramos mais de 800 casas novas.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alberto Teles, aproveitando essa brecha no crescimento do comércio, grupos empresariais nacionais também avaliam a possibilidade de se instalarem no município.
Turismo
Cheia de pontos turísticos, a cidade foi escolhida pelo governo federal como um dos 65 destinos indutores do turismo regional. O título de "Portal para o único delta em mar aberto das américas" alimenta a possibilidade de gerar negócios em diversas atividades, de forma contínua e sustentável. Fora isso, a perspectiva de ser sede da Copa do Mundo dão aos 145 mil habitantes a certeza de que Parnaíba está cada vez melhor. "Tudo que atrai o turista é importante, porque turista atrai dinheiro para a cidade e a população daqui cresce, fica melhor", avalia o comerciante Genildo Nascimento.
fonte: www.cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário