terça-feira, 20 de setembro de 2011

Encontro reúne cineastas de todo país em Floriano-PI


Com objetivo de divulgar e difundir as produções audiovisuais do país, o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões reunirá cineastas e seus trabalhos no estado do Piauí de 23 a 27 de novembro. Esta semana foi divulgada a lista com os selecionados que deverão apresentar seus trabalhos em Floriano, a 250 km de Teresina. Além de exibições, o Encontro contará ainda com oficinas, palestras, debates e painéis com produtores, diretores e atores.
Após uma semana inteira deliberando, a comissão de seleção do evento assistiu a todas as produções e definiu uma lista com cinco longas-metragens nacionais, cinco curtas-metragens oriundos de produtoras independentes e quatro curtas-metragens produzidos por Pontos de Cultura. Devido ao grande número de inscritos, a comissão criou ainda uma quarta categoria, animação, para qual foram selecionados cinco filmes.
Segundo a coordenação, é de suma importância a colaboração e participação de todos os inscritos que enviaram seus filmes. “Ao fazerem isso, eles engrandecem o projeto e, consequentemente, contribuem para o crescimento do cinema nacional”, afirmou Cesar Crispim.
As produtoras responsáveis pelos filmes selecionados poderão indicar um membro para participar do evento, tendo suas despesas com transporte, hospedagem e alimentação custeadas pela coordenação do evento.
O Encontro foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural e tem o patrocínio da Petrobras. O objetivo é divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curtas e longas-metragens de ficção ou documentários, apresentando uma parcela significativa da recente produção brasileira; formar uma platéia consciente, com reunião de profissionais de cinema discutindo questões pertinentes ao tema, promovendo encontros, seminários, debates, oficinas, palestras, cursos de formação teórica e prática, além de contribuir para difusão das obras selecionadas.
Os filmes de longa-metragem selecionados receberão por sua exibição um prêmio de R$ 1 mil reais cada, já os filmes de curta-metragem receberão por sua exibição um prêmio de R$ 500,00. As inscrições para a competição e todas as atividades paralelas do 6º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões foram gratuitas e encerraram em agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário