quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Segunda edição do Medical Travel Meeting Brazil destaca potencial do setor

Aconteceu a segunda edição do Medical Travel Meeting Brazil no hotel Sheraton WTC, em São Paulo. O evento reúne líderes do segmento no Brasil e no mundo para apresentar e discutir avanços na estruturação da atividade. O presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Carvalho, destacou que o turismo de saúde é fundamental para a economia da cidade e ressaltou o grande investimento do setor privado, que nos próximos anos deve gastar cerca de 1,5 bilhão de dólares incluindo reformas, ampliações e novos equipamentos de hospitais de referência mundial.

Carvalho disse ainda que nos últimos três anos o avanço deste setor tem sido muito grande em São Paulo. Segundo ele, em 2009 do total de turistas que vieram à capital paulista, 2,1% tinham como objetivo fazer algum procedimento médico. Este percentual aumentou para 3,1% em 2010 e deve chegar a 3,4% em 2011. Estima-se que a cada ano, a cidade recebe cerca de 12 milhões de visitantes. “É um crescimento contínuo, que tem tudo para se manter nos próximos anos”, disse.

O setor de Turismo de Saúde movimenta cerca de US$ 60 bilhões no mundo todo. Estima-se que para os próximos cinco anos, o crescimento deste setor no Brasil seja de 35%. E foi deste potencial que a organizadora do evento, Mariana Palha, falou. “O Brasil é o país da oportunidade e a saúde também pode se aproveitar deste momento especial para crescer”, disse. “É um passo para que o país possa se inserir no contexto da medicina global”, completou.

O secretário Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, também acredita que o turismo médico pode ajudar a impulsionar o turismo em São Paulo. Ele defendeu a criação de um hospital público de referência, citando o exemplo de países como a Índia. “O turismo de saúde deve ser uma política de estado. Quem ganhará com isso é São Paulo. Para se ter uma ideia, a cada R$ 1 gasto com saúde por esses visitantes, eles gastam mais R$ 8 com turismo”, afirmou.

Em paralelo com o Medical Travel Meeting Brazil acontece o I Congresso Brasileiro de Spas. Para o presidente da Associação Brasileira de Clínicas e Spas, Gustavo Albranese, este é um segmento que cresce muito no país, impulsionado principalmente pelo setor hoteleiro.

Brazil Helth – Durante o evento também será lançada a plataforma Brazil Helth, que funcionará como uma fonte de consulta para auxiliar os interessados no segmento de saúde a encontrarem informações sobre hospitais, clínicas e hotéis no Brasil. “Será um hub que concentrará os provedores de saúde de maior excelência da medicina privada do Brasil. Ela será fonte de referência para os estrangeiros que buscam tratamentos de saúde no nosso país”, explicou Mariana Palha.

fonte: www.mercadoeeventos.com.br

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