quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Setur - PI faz palestras sobre novo sistema de classificação hoteleira



A Secretaria de Turismo do Piauí inicia nesta terça-feira (20) uma série de palestras em vários municípios do Piauí para apresentar ao trade o novo sistema de classificação hoteleira no Brasil. O novo sistema foi homologado em portaria pelo então ministro do Turismo , Pedro Novaes, no início de 2011.
Até sexta-feira (23), técnicos do Cadastur, que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, apresentam a nova classificação para proprietários de hotéis, pensões e pousadas e profissionais do turismo em vários municípios. Nesta terça-feira, o treinamento acontece no município de Barras, nos dias 22 e 23, em Parnaíba, reunindo o trade dos municípios de Cajueiro da Praia, Luís Correia e Ilha Grande.
Segundo o coordenador do Cadastur no Piauí, Hermano Carneiro, o objetivo do novo sistema de classificação hoteleira é adequar os hotéis brasileiros ao padrão mundial de serviços turísticos para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. “Esse novo sistema manterá a classificação por estrelas, em escala de 1 a 5. A diferença é o novo critério de avaliação. Só poderá usar as estrelas o hotel que passar pela inspeção do Inmetro”, disse.
Com a nova regra, os estabelecimentos serão divididos em hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel. “Os meios de hospedagem farão parte do catálogo e do site da Embratur. Além disso, haverá uma maior credibilidade do empreendimento e ele poderá usar a classificação como uma ferramenta de publicidade”, explica o coordenador.
O Ministério também dará tratamento especial, quanto à linha de crédito, para os meios de hospedagem cadastrados. Até 2014 é estimado que mais de três bilhões de reais sejam investidos pelo setor. “Não é uma exigência formal, mas, após algum tempo, o novo sistema será importante para a obtenção da linha de crédito para a ampliação e reforma dos hotéis brasileiros”, diz.
Segundo o secretário de Turismo, Sílvio Leite, a função da Setur é orientar os empresários do setor e incentivar que eles se adequem às novas regras, seja em que classificação for. “Estamos esclarecendo os itens necessários para as classificações desde hotéis de uma a cinco estrelas e das demais categorias como pousadas, hotel-fazenda, para que os proprietários avaliem em que categoria vão se enquadrar. Entre os itens que o Ministério vai analisar estão: serviços de recepção, guarda-valores e alimentação; tamanhos de apartamentos e de banheiros; disponibilidade de restaurantes; medidas para redução de consumo e coleta seletiva de resíduos, entre outros. Caso os estabelecimentos não atendam as normas, eles não constarão no Cadastro da Embratur e podem perder vários benefícios, como linhas de financiamentos próprios para o setor”, disse o secretário.
Para solicitar a classificação, que terá validade de 36 meses, os meios de hospedagem devem preencher formulários disponíveis no site do Ministério de Turismo. Depois da análise e aprovação da documentação, será realizada uma inspeção por técnicos do Inmetro para avaliar a conformidade com os requisitos previstos nas matrizes de classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário