sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Paulino Neves, atrativos naturais de beleza ímpar

 
Foto: Eco Adventure
 
Paulino Neves está numa região sob influência do Delta do Rio Parnaíba, que tem setenta por cento da sua área no Maranhão. Foi criado em 1994, quando se desmembrou dos municípios de Tutóia e Barreirinhas, subordinado à Comarca de Tutóia.

Os moradores preferem chamar a cidade de Rio Novo, porém nos mapas consta o nome de Paulino Neves. O nome Rio Novo é devido ao fato de que o rio que banha a cidade é realmente novo, com apenas 100 anos, formado pelo rompimento de uma lagoa próxima.

O Delta das Américas, como é conhecido, é formado pelo Rio Parnaíba e afluentes a caminho do oceano. O lugar é um verdadeiro santuário ecológico, com dunas, manguezais, rios, dezenas de ilhas e ilhotas, algumas habitadas por pescadores.

Visitar a região é uma experiência inesquecível. É possível observar a fauna e a flora da região por um passeio de barco pelas águas do Parnaíba. Além das belas paisagens, com dunas, lagoas e palmeiras que se confundem com um oásis. A região oferece ótimas opções para os amantes do ecoturismo.
Fonte: Portal EcoViagens

Paulino Neves concentra em um só local atrativos naturais de beleza ímpar, como os chamados pequenos Lençóis Maranhenses, rios, corredeiras e lagoas de água cristalina, assim como praias cercadas de dunas e ao mesmo tempo de vegetação nativa: um paraíso perdido que ainda conserva o ar bucólico de cidade típica do interior brasileiro.


Pequenos Lençóis


Baixa da Cachoeira


Praia 

Vindo do Ceará ou do Piauí é o último acesso rodoviário, para carros de passeio ou transporte coletivo, à principal porta de entrada dos LENÇÓIS MARANHENSES. No sentido contrário, saindo dos lençóis, é a entrada de um universo repleto de belezas naturais e do maior DELTA DAS AMÉRICAS, o Delta do Parnaíba.

A possibilidade de unir dunas, rios, campo e praia em um só lugar, é o que faz de Paulino Neves um destino único em meio a uma região cercada de raras belezas, já reconhecidas. Trafegar pelo início (ou fim) do maior DELTA DAS AMÉRICAS, passando por manguezais e demais vegetações nativas, com um delicioso banho na Praia da Barra, passar pelas dunas, incluindo as de areia movediça, conhecer a Ilha do “Canindé” com direito a novo mergulho ou descansar nas águas límpidas da Baixa das Cachoeiras, comer a especialidade da casa do Chicão, um pato delicioso ou a melhor galinha caipira da região no Simplício, conhecer o artesanato local, as formas de pigmentação da palha do buriti e as possibilidades de arte que esta árvore nativa permite, relaxar nas redes a sombra das laranjeiras, dos pés de buritis, dos limoeiros e das amendoeiras e depois se refrescar nas águas tranqüilas do Simplício Velho com a possibilidade de um passeio relaxante de caiaque e ainda ver o pôr do sol nas dunas dos PEQUENOS LENÇÓIS MARANHENSES, é o que faz a diferença por aqui.


Artesanato em palhas de Buriti


Artesanato com material reciclável (Papel revista)

Simplício Velho

Passeio Carrapato


Pôr do Sol nas dunas

Roteiros conhecidos nacional e internacionalmente por sua beleza única.

Fonte: Portais EcoViagens/EcoAdventure

Fotos: Eco Adventure
Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário