quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Calendário de verão: Bahia se prepara para receber 6,5 mi de turistas

 
Festa de Bom Jesus dos Navegantes, na Bahia (Foto: Manu Dias/AGECOM)
Fé e devoção marcam a vida dos baianos durante todo o ano, homenageando santos e orixás. Na passagem de um ano para o outro, não é diferente. A procissão e os festejos em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes, realizada desde 1750, é a primeira festa popular do ano. Missas e procissões marítimas fazem parte da programação, que teve início ontem (27/12) e vai até 8 de janeiro de 2012. Durante o verão, o Estado da Bahia espera receber um fluxo de 6,5 milhões de visitantes entre brasileiros de outros estados, estrangeiros e os próprios baianos, com destaque para o carnaval, onde mais de 500 mil pessoas desembarcarão na Bahia.

"O verão da Bahia é, antes de tudo, festa. Festas de sol e luz e festas populares que começaram no dia 4 de dezembro, com as comemorações a Santa Bárbara, e depois, em 8 de dezembro, com os festejos a Nossa Senhora da Conceição da Praia. Agora, seguimos com o Réveillon e a festa do Bom Jesus dos Navegantes, no dia 1º de janeiro. Logo, teremos ainda mais festas consagradas no calendário baiano e que chamam muito a atenção dos turistas. Grandes exemplos são a Lavagem do Bonfim, que este ano será realizada no dia 12 de janeiro; a Festa de Iemanjá (2 de fevereiro) e o Carnaval de Salvador. Mas ainda na alta estação teremos o Salão Baiano de Turismo e a Feira dos Municípios, de 15 a 18 de março. E se a Bahia é festa para os turistas, é trabalho para os baianos. Continuamos os esforços de qualificação de profissionais ligados ao segmento de turismo e a participação em feiras internacionais para promover nossos destinos, a exemplo da Fitur (Espanha) e da Bolsa de Turismo de Lisboa (BLT)", declarou o secretário de Turismo da Bahia e presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli.

Veja a programação completa dos festejos em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes:

27 de dezembro
5h – Alvorada
9h – Lavagem da Igreja da Boa Viagem
10h – Vistoria da Galeota pela Capitania dos Portos
11h – Hasteamento da bandeira
20h – Missa com barraqueiros na Igreja da Boa Viagem

28, 29 e 30 de dezembro
20h – Tríduo da festa de Bom Jesus dos Navegantes

31 de dezembro
9h – A galeota Gratidão do Povo vai para o mar
16h – Santa Missa, celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Kriger
17h – Após a missa, a imagem do Bom Jesus dos Navegantes segue para o cais do porto e depois, por terra, até a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia

1º de Janeiro
8h – Missa na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia
10h –Início da procissão – Após a missa, a imagem segue até o píer da Capitania dos Portos, de onde sai até o Farol da Barra. Depois, a galeota vai para o Segundo Armazém das Docas e para o Monte Serrat, de onde segue até a praia da Boa Viagem.

8 de Janeiro
16h – Missa celebrada pelo padre Renato Figueredo
17h30 – Após a missa, a imagem do Bom Jesus dos Navegantes sai em procissão pelas ruas do bairro da Boa Viagem, encerrando as comemorações.

No Estado da Bahia, os destinos mais visitados do verão são Salvador, Porto Seguro, Praia do Forte, Ilhéus, Itacaré e Morro de São Paulo. A capital, sozinha, é responsável por 28% do fluxo turístico na Bahia e durante o verão, o número de visitantes é de cerca de 1,8 milhão (no período de novembro a março). Em Salvador, a ocupação no verão 2010/2011 foi de 75%, a maior da década. No período 2011/2012, a previsão é que haja um crescimento de pelo menos 5%. Entre os visitantes, destaque para os mineiros, paulistas, cariocas e brasilienses (brasileiros) e argentinos, franceses, italianos, portugueses, espanhóis, alemães e norte-americanos (estrangeiros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário