quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conheça os Parques Nacionais do Piauí.

 
Parques Nacionais do Piauí (imagens do ICMBio, da FUMDHAM e do autor.)
 
Os Parques Nacionais são unidades de conservação da natureza da categoria de proteção integral. Esta categoria de unidades de conservação tem como principal objetivo a preservação dos recursos naturais, não permitindo seu uso direto, apenas indireto. 

São permitidas, nessas áreas protegidas, a visitação com fins educativos, o turismo ecológico e a realização de pesquisa. (sobre unidades de conservação, veja matéria publicada aqui, com o tema: “você sabe o que são unidades de conservação?”)
No estado do Piauí existem, atualmente, quatro parques nacionais. São eles: o parque nacional de Sete Cidades, o parque nacional da Serra da Capivara, o parque nacional da Serra das Confusões e o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. O Parque Nacional de Sete Cidades foi criado no ano de 1961, tendo completado 50 anos no ano passado. É famoso por suas formações rochosas de grande beleza cênica, além de abrigar uma grande diversidade de fauna e flora. Uma matéria escrita nesse espaço, intitulada: “Parque Nacional de Sete Cidades completa 50 anos”, traz muitas informações e fotografias do referido parque, confira.

O Parque Nacional da Serra da Capivara fica localizado no território dos municípios de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João Costa, todos no estado do Piauí. Foi criado em 1979 e tem uma área aproximada de 100.000 hectares, tendo como principais atrativos os sítios arqueológicos e suas pinturas rupestres magníficas, que evidenciam a região como “berço do homem americano”. Sua flora e fauna são bastante diversificadas, com a presença de especies vegetais como jatobá, imburana e juazeiro, além de animais como a onça pintada, a onça suçuarana e o macaco guariba, dentre outros.

Em 1998 foi criado o Parque Nacional da Serra das Confusões, localizado no território de doze municípios piauienses, dentre eles, Canto do Burití, Bom Jesus e Guaribas, sendo estes os três municípios que concentram a maior parte da área da unidade. Apresenta uma área de 823.436 hectares destinadas, principalmente, à proteção de uma amostra do bioma caatinga com sua diversidade de flora e de fauna, com a presença de animais como a onça pintada, o tamanduá-bandeira e o tatu-bola. Há no parque formações rochosas de grande beleza cênica, que formam um cenário extraordinário.

O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba é o parque mais novo do Piauí, tendo sido criado no ano de 2002, englobando território dos municípios piauienses de Gilbués, Corrente, Barreiras do Piauí e são Gonçalo do Gurguéia, além de território dos estados do Maranhão, Bahia e Tocantins. A unidade está inserida no bioma cerrado e tem como objetivo principal proteger as nascentes do Rio Parnaíba, como o nome sugere. Sua flora e fauna são diversificadas, contando com espécies como a arara azul, a onça pintada e o lobo-guará.

Estas unidades de conservação desempenham importante papel em nosso estado, seja de cunho ecológico, protegendo ecossistemas importantes e sua rica biota, seja em relação ao patrimônio histórico e cultural da região, além da beleza cênica presente nessas unidades. As informações aqui citadas são superficiais e pretendemos, em breve, escrever sobre cada uma dessas unidades em separado, trazendo mais informações sobre cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário