Foram revitalizados os parques estaduais do Monge, Marumbi, Cerrado, Rio Guarani, Vila Velha, Rio da Onça e o Caminho do Itupava. O Parque Estadual do Ibicatu também foi ampliado em 430% com a doação de áreas nos municípios de Centenário do Sul e Porecatu. Já o Parque Estadual da Serra da Baitaca recebeu um mutirão de voluntários para restaurar a trilha muito usada por montanhistas e escoteiros.

Entrada do Parque Estadual do Cerrado (foto ANP)
Alguns parques como o Monge e o Marumbi ainda estão em processo de revitalização, com a conclusão prevista para o segundo semestre de 2012. Outras unidades, como as pertencentes à Ilha do Mel, passarão por revisão e criação do plano de manejo. No Parque Estadual da Ilha do Mel o manejo está sendo planejado, enquanto a Estação Ecológica terá seu plano revisado. Ambos devem ser finalizados ainda no primeiro semestre desse ano.
INVESTIMENTOS EM 2012
A previsão de investimento para 2012 é de aproximadamente R$ 5 milhões em obras de reformas nos demais parques estaduais. “Nós também precisamos investir nos parques para poder receber mais estudantes e universidades que fazem pesquisas de campo em nossas unidades. Esses estudos são fundamentais para que possamos preservar cada vez mais a biodiversidade de cada região do Estado”, explica o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos.
Segundo o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, investir na melhoria dos parques estaduais é fundamental para que eles atraiam cada vez mais visitantes. “Os parques ficaram esquecidos durante muito tempo e as visitações não foram incentivadas pelo IAP. Acredito que podemos promover um turismo ecológico nas nossas unidades de conservação, com o apoio da Secretaria de Turismo, para que o atendimento ao público melhore. Temos muitos lugares bonitos no Estado ainda pouco conhecidos”, afirmou Pinto.
fonte: www.panrotas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário