quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Que tal conhecer Cuiabá caminhando em apenas 1h?

Para a uma boa caminhada, siga para a ‘Casa do Artesão’, um casarão de 1910, adaptado para o comercio de artesanato de todo o estadoPara a uma boa caminhada, siga para a ‘Casa do Artesão’, um casarão de 1910, adaptado para o comercio de artesanato de todo o estado Foto: Divulgação
Há quem diga que a melhor forma de se conhecer uma cidade é caminhar por ela, sem pressa. É apreciar cada detalhe de ruas, praças e monumentos. Então, que tal fazer turismo por Cuiabá? A capital mato-grossense vai receber quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. Os turistas brasileiros e estrangeiros que desembarcarão por lá terão na geografia um atrativo tão grande quanto às tradicionais opções de lazer.

Os três ecossistemas mais importantes e característicos do Brasil (Amazônia, Pantanal e Cerrado) se encontram neste pedaço do território nacional que acabou ganhando o apelido de ‘Cidade Verde’. Cuiabá está localizada na parte mais central da América do Sul, exatamente no seu centro geodésico, equidistante dois mil quilômetros dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Fundada pelos bandeirantes, em 1719, foi destino de exploradores e aventureiros que chegavam em busca do ouro da região. Hoje, tem no ecoturismo e no turismo de aventura a porta de entrada para os visitantes: por todo o estado, são 42 unidades de conservação, vários parques nacionais e reservas do Patrimônio Natural.

GASTRONOMIA

Independente do motivo da viagem, é obrigatório se conhecer alguns restaurantes da cidade. Entre eles, os estrelados ‘Al Manzul’, um dos melhores de cozinha árabe do Brasil, e o ‘Mahalo’, sofisticado em todos os estilos - do ambiente ao cardápio contemporâneo. Na hora de saborear as delícias típicas pantaneiras, siga para a ‘Biba's Peixaria’. O carro-chefe é o rodízio de peixes, que reúne mojica de pintado (ensopado à base de mandioca), pintado à milanesa e grelhado, e costela frita de pacu (a ventrecha). Encerre os trabalhos encarando o ‘furundu’, um docinho tradicional feito com mamão verde, rapadura e canela.

ARTESANATO

Para a uma boa caminhada, siga para a ‘Casa do Artesão’, um casarão de 1910, adaptado para o comercio de artesanato de todo o estado. Em cada ambiente, uma temática - de cerâmica a licores caseiros, passando por tecelagem, artefatos indígenas e doces. Já os trabalhos indígenas são encontrados na loja da Funai. Há peças de tribos variadas, como Xavante, Carajá e Pataxó, além das 16 etnias do ‘Parque do Xingu’.
Os três ecossistemas mais importantes e característicos do Brasil (Amazônia, Pantanal e Cerrado) se encontram neste pedaço do território nacional que acabou ganhando o apelido de ‘Cidade Verde’Os três ecossistemas mais importantes e característicos do Brasil (Amazônia, Pantanal e Cerrado) se encontram neste pedaço do território nacional que acabou ganhando o apelido de ‘Cidade Verde’
Foto: Divulgação

Merecem destaques colares, cestas, bolsas de palha e chocalhos. Vale ressaltar que Cuiabá tem um dos climas mais quentes do País, com média anual de 26 graus. De agosto a outubro, os termômetros chegam fácil aos 40 graus. Não deixe de trazer roupas leves e, no caso de esticar a viagem até o Pantanal, tome vacina contra a febre amarela dez dias antes do embarque.

EXPANSÃO

Por cerca de 250 anos, Cuiabá permaneceu silenciosamente como uma pequena cidade da região Centro-Oeste do Brasil. Mas o cenário mudou rapidamente no século XX, quando o governo federal implantou um plano de expansão em direção ao interior do País, o que resultou em rodovias ligando o Mato Grosso aos estados de Goiás e de São Paulo. Em 30 anos, a população cresceu, de 57 mil habitantes (1960) para 400 mil (1990).

A área de 3.538 quilômetros quadrados de Cuiabá é atualmente o lar de mais de 540 mil pessoas.Os cuiabanos convivem com uma das paisagens mais surpreendentes do Brasil: a serra da Chapada dos Guimarães, na qual sítios arqueológicos e um parque nacional de 3,3 mil quilômetros quadrados atraem milhares de visitantes todos os anos. A Chapada dos Guimarães é uma das razões pelas quais Cuiabá é considerada nossa capital mais quente, uma vez que a serra bloqueia as massas polares e ajuda a elevar a temperatura para além dos 40º C durante o verão.

ESPORTE

O Mixto Esporte Clube, de Cuiabá, é a equipe de futebol mais importante de Mato Grosso e tem uma das maiores torcidas do Centro-Oeste. O ‘Tigre’ detém o recorde de títulos estaduais e, a partir de 1976, jogou a primeira divisão do Campeonato Brasileiro por 11 anos. Os principais rivais na cidade são o 'Cuiabá Esporte Clube' e o 'Clube Esportivo Dom Bosco', além do 'Operário Futebol Clube', da vizinha Várzea Grande.

O 'Estádio José Fragelli', também conhecido como ‘Verdão’, foi o principal estádio de Mato Grosso até 2010. Construído em 1976, com capacidade para 45 mil espectadores, já foi palco de quatro amistosos da Seleção Brasileira, como a goleada por 6 x 1 sobre a Islândia (2002, na preparação rumo à conquista da Copa do Mundo da FIFA Coreia do Sul/Japão 2002). Em seu lugar, surgirá a moderníssima ‘Arena Pantanal’, especialmente construída para a Copa do Mundo da FIFA 2014.

fonte: www.ecoviagem.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário