sábado, 28 de janeiro de 2012

Spanair para de voar


A companhia aérea espanhola Spanair, uma das mais importantes da Europa, deixou hoje de voar. O Governo da Catalunha, que era um dos maiores controladores da empresa, deixou de injetar dinheiro na mesma em função da grava crise econômica por que passa a Espanha. A companhia não oferecia voos para o Brasil. Um total de 22.700 viajantes estão à procura de alternativas após a parada dos vôos.

A empresa aérea prevê ainda uma reunião com os credores da empresa na próxima semana. Fontes da companhia explicaram que a reunião de credores será a segunda medida a ser tomada, após a suspensão das operações. A companhia, focada em voos nacionais e europeus, buscava desde 2011 um sócio para lançar voos internacionais. Com a ajuda de investidores privados, a Generalitat controlava 84,6% do capital da Spanair por meio do veículo de investimento IEASA.

Em seu comunicado, a Spanair pede perdão aos usuários prejudicados e justifica esta decisão "diante da falta de viabilidade financeira para os próximos meses". Por isso a companhia espanhola preferiu cessar as operações de seus voos como "medida de prudência e segurança", e anunciou que tomará todas as medidas legais pertinentes. Seu último voo comercial estava previsto para pousar na Espanha nesta sexta-feira, às 22h pelo horário local (19h de Brasília). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário