sexta-feira, 16 de março de 2012

Guarujá ganhará aeroporto para 1 milhão de passageiros até 2014

Um dos principais destinos do litoral paulista, a cidade do Guarujá, na Baixada Santista, vai ganhar um aeroporto para 1 milhão de passageiros até a Copa de 2014. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o terminal será criado em um anexo da Base Aérea de Santos que, apesar do nome, fica no município vizinho. Dos mais de 2 milhões de metros quadrados da instalação militar, o aeroporto vai usar cerca de 200 mil m². As obras começam em 2013.

Uma licitação será aberta neste ano para oferecer o projeto, já pronto, à iniciativa privada. O documento final de concessão de uso será assinado entre a prefeitura e a Força Aérea Brasileira em maio. Estudos de demanda feitos pela prefeitura do Guarujá em parceria com empresas aéreas mostram que, se tivesse um aeroporto hoje, a cidade receberia 750 mil passageiros por ano – boa parte seguiria para os cruzeiros que saem de Santos.

Além dos navios de turismo, o fato de o Guarujá ser um dos principais destinos de verão do Estado, atrelado à descoberta de petróleo na camada do pré-sal da Bacia de Santos, deve elevar o movimento anual de passageiros para 1 milhão em poucos anos. A intenção da prefeitura do Guarujá, que firmou uma parceria com a Petrobrás, é a de criar um “aeroporto metropolitano compartilhado” para a Baixada Santista.

De acordo com o projeto, o aeroporto terá um pátio de aeronaves “de médio porte” e estacionamento com 300 vagas. O terminal de passageiros terá entrada independente do restante da base aérea, com acesso à futura ligação seca entre Guarujá e Santos – um túnel ou uma ponte são estudados para a área.

Mais informações no site do Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário