sexta-feira, 18 de maio de 2012

5º Encontro da Aliança Brasileira de Film Commissions será realizado em Bento


Numa produção da Bento Film Commission, Bento Gonçalves irá sediar o 5º Encontro da Aliança Brasileira de Film Commissions (ABRAFIC). Promovido pela ABRAFIC e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o evento ocorre nos dias 1 e 2 de junho de 2012, no Dall’Onder Vittória Hotel. O objetivo é a troca de experiências de gestão, a promoção do conceito de Film Commission no Brasil e a prospecção de novos escritórios de negócios no país.

A programação inclui a reunião anual da ABRAFIC, o 5º Seminário de Serviços e Locações Brasil, com apresentação dos cases das Film Commissions brasileiras, o 1º Seminário de Serviços e Locações do Rio Grande do Sul e a reunião preparatória para o 3º Encontro Latino Americano de Film Commissions, que ocorre em julho de 2012, em Montevidéo/Uruguai.
O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser feitas através do e-mailfilmcommission@bentogoncalves.rs.gov.br, informando nome completo, dias e turnos que irá participar. Para os estudantes, indicar a instituição de ensino e curso. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves (SEMTUR), Bento Convention Bureau, Giordani Turismo, Hotel Dall'Onder. O apoio institucional é da Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul (FUNDACINE), Sindicato da Indústria Audiovisual (SIAVI), Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos (APTC), e Latin American Film Commission Network (LAFCN).
Primeira Film Commission do Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves fundou uma Film Commission em 2009, sendo pioneira no Rio Grande do Sul.. “A cidade está se destacando em estratégias inovadoras de gerenciamento de produção audiovisual no Brasil”, observa a diretora financeira da ABRAFIC, Letícia de Cássia. “A região é um dos pólos industriais mais desenvolvido do Estado e tem vocação para a prestação de serviços em cultura e turismo, o que vemos ao incorporar o escritório de Film Commission como política pública municipal. Isto mostra o interesse do governo em desenvolver a região para atrair novos negócios de fomento ao turismo e, consequentemente, à cultura local”, complementa.

Conforme a secretária de Turismo Ivane Fávero, que é também a coordenadora da Bento Film Commission, “receber o evento é gratificante, porque muito temos nos emprenhado para captar e assessorar produções gravadas no município e região”. Para ela, o encontro irá proporcionar a troca de conhecimento com municípios brasileiros e de outros países latinos, além de incentivar outras cidades do Brasil a criar um núcleo de captação audiovisual. “Bento Gonçalves tem investido em cinema porque vê uma boa oportunidade para promover a cidade como destino enoturístico brasileiro”, acrescenta.
PROGRAMAÇÃO:
1 de junho, sexta-feira:
8h - Credenciamento
9h – Abertura: ABRAFIC, Bento Film Commission e Governo do RS
9h30min – Reunião da ABRAFIC
12h - Almoço
14h - 5º Seminário de Serviços e Locações Brasil, com apresentação dos cases das Film Commissions brasileiras
16h - Intervalo
16h30min – Continuação da apresentação dos cases
17h30min - Reunião preparatória 3º Encontro de Film Commissions Latino Americano
19h30min - Jantar (por adesão)
2 de junho, sábado:
10h – 1º Seminário de Serviços e Locações RS: - Apresentação da Bento Film Commission e das propostas de Film Commissions do Rio Grande do Sul
12h - Almoço
14h - Tour pelas locações de Bento Gonçalves (por adesão)


Ascom Cristiane Moro

Nenhum comentário:

Postar um comentário