domingo, 20 de maio de 2012

Praia do Coqueiro deve ganhar nova estrutura para o turismo no litoral do Piauí

  A Secretaria de Turismo está autorizada a licitar a urbanização do povoado Coqueiro, em Luís Correia. A urbanização do povoado Coqueiro será a maior obra de intervenção urbana já realizada no Piauí nos últimos anos. A obra que está orçada em cerca de R$ 12 milhões vai melhorar o transporte dentro do município, a drenagem urbana, o saneamento e turismo.

Segundo engenheiro responsável pelo projeto executivo da Urbanização, Coronel Boa Vista, o povoado terá uma nova cara. “O Coqueiro está sendo privilegiado, porque será urbanizado em toda sua extensão, desde o hotel Islamar até o Barra Mares. Essa intervenção urbanística vai dá suporte para os investidores estrangeiros que querem construir seus empreendimentos no litoral do Piauí”, disse.

A urbanização do povoado Coqueiro vai pavimentar ruas, construir canteiros e propiciar acessibilidade. A arquiteta da Setur, Denise Almeida, explica que o projeto é arrojado. “O projeto foi pensando na perspectiva de desafogar o povoado Coqueiro, que hoje enfrenta problemas de transito, de mobiliário urbano, de demarcação de linha de praia, o que é um problema para o desenvolvimento do turismo na região. O coqueiro vai ganhar novos contornos, implantação de sarjetas e meios-fios, pontilhões de acesso às praias, iluminação herméticas próprias para ambientes de alta umidade e salinidade, arborização, passarelas elevadas para pedestres, algumas ruas serão asfaltadas e outras garanhão pavimentação poliédrica, o que faz do projeto uma intervenção arrojada”, explica.

Outro ponto considerado importante no projeto é a implantação de estacionamentos ao longo das praias e a criação de um calçadão que vai delimitar a linha de praia.

Segundo Carlos Antonio Moura Fé, Superintendente do Meio Ambiente da Semar, a proposta de delimitação da linha de praia na região do Coqueiro representa uma inovação na gestão do nosso turismo, uma vez que não havia uma preocupação em trabalhar essa dinâmica.

“Desde o inicio da povoação de Luís Correia, o povoado Coqueiro foi o que mais se destacou, com a construção de muitas casas de veraneio, mas, essa ocupação aconteceu de forma desordenada, sem acompanhamento do poder municipal e estadual. Eu tive a oportunidade de conhecer esse projeto que eu entendo que é de fundamental importância urbanística, ambiental e turístico, uma vez que vai retirar os restaurantes que estiverem irregulares, dentro da linha de praia e vai acabar com as aglomerações do local durante períodos como Férias e Reveillon”, disse.

Veja os principais pontos de intervenção do Projeto:
Bar Alô Brasil
Campo de Futebol
Praia dos Bares
Largo do hotel Aimberê
Praia do Hotel Islamar
Barraca da Praia
Avenida do Contorno
Calçadão da linha de Praia

fonte: www.180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário