
A Avianca acaba de anunciar a ampliação de seu plano de expansão para
2012. Inicialmente, a companhia iria investir R$ 2,7 bilhões até 2016 em
suas operações, agora esse volume recebe um incremento de 8% (cerca de
R$ 200 milhões). Essa diferença será para a aquisição de três novas
aeronaves – um A319 e dois A320 com capacidade para 132 e 162
passageiros – que serão somadas aos cinco outros jatos A318 já previstos
para serem entregues a partir de julho deste ano. Segundo José
Efromovich, presidente da Avianca Brasil, a primeira delas (A319) chega
em solo brasileiro no próximo mês, já os dois A320 estão previstos para
setembro e outubro. “Em um mercado onde esta todo mundo reduzindo sua
oferta, a Avianca está crescendo e trazendo novos aviões”, declarou.
“O
plano inicial era trazermos cinco A318 em 2012 e outros cinco em 2013,
de uma compra total de 15 aeronaves efetuada em 2011. Mas devido aos
excelentes resultados que a companhia tem registrado, com taxas muito
acima da média do mercado, optamos por trazer esses três novos Airbus
para atender a grande demanda que temos”, disse. De acordo com o
presidente, tudo isso é devido a alta ocupação que a companhia vem
apresentando. “Chegamos a perder passageiros que querem voa com a
Avianca para outras companhias porque não temos assento disponíveis.
Nossos voos estão cheiros, alguns com até 90% de sua capacidade”,
explicou.
Com
as novas aeronaves, a Avianca aumentará sua malha aérea e inaugurará um
novo destino em setembro – Maceió. “Esta era a única capital do
Nordeste que não atendíamos com saídas de Brasília e Rio de Janeiro”,
contou. Outra novidade em relação a malha é a interligação entre as
cidades de Brasília e Natal, a partir de setembro. “Nosso objetivo com
os novos jatos é também poder interligar cidades que não atendemos hoje,
como é o caso entre Brasília e Natal”, antecipou. Atualmente, a
companhia possui 147 voo diários e até o final do ano serão cerca de 200
voos por dia, atendendo um total de 22 cidades. A previsão é que 5,2
milhões de passageiros seja transportados em 2012.
MK28
– Em relação as antigas aeronaves MK28, o presidente não vê motivos
para a sua substituição até 2014. “Essas aeronaves são excelente e
atendem bem o seu propósito. Tanto a tripulação quanto os passageiros
tem um carinho muito grande por elas. Pelo menos até 2014 não temos
intenção de substituí-las. Após esse período, elas passarão por uma
avaliação onde será feito um relatório que dirá se é possível que elas
entrem em um novo ciclo dentro da empresa ou se devem ser trocadas por
novas. No total, a companhia possui 14 MK28 em sua frota.
Slots
– No último leilão da Anac, a Avianca solicitou 14 novos slots de final
de semana no aeroporto de Congonhas para atender as rotas do Nordeste e
do Sul. Segundo Efromovich, não há previsão de novo leilão para slots
durante a semana no aeroporto. “Para compensar a falta de novas
posições, substituímos algumas aeronaves por outras de maior capacidade.
Com isso, chegamos a uma oferta 30% maior em nossos voos em Congonhas”,
declarou.
fonte: www.mercadoeeventos.com.br
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