terça-feira, 26 de junho de 2012

Delta reafirma que não comprará mais ações da Gol


Nicolas Ferri, VP América Latina, e Edward Bastian, presidente
Nicolas Ferri, VP América Latina, e Edward Bastian, presidente
"Não é nosso plano e nem nosso desejo aumentar nossa participação acionária na Gol. Trata-se de um investimento estratégico e não financeiro", disse, hoje pela manhã, em São Paulo, o presidente da Delta Air Lines, Ed Bastian, que veio participar de eventos de comemoração dos 15 anos da aérea no Brasil. "Vamos investir sim no aumento da parceria, para que tenhamos mais abrangência e sinergias. Não precisamos ser donos e sim parceiros", completou ele, ratificando o que o CEO Richard Anderson havia dito ao Portal PANROTASem maio passado. A Delta investiu US$ 100 milhões na Gol no ano passado, o que representa cerca de 3% das ações da companhia brasileira.

Segundo Bastian, a Delta está muito satisfeita com a aliança com a Gol, cobrindo cerca de 40% do mercado doméstico brasileiro (Gol + Webjet) e chegando a 21 cidades do Brasil, ou, de acordo com ele, 99% de todas as cidades demandadas pelos clientes Delta. O presidente da empresa americana divulgou que nos cinco primeiros meses de 2012 o número de passageiros Delta utilizando voos Gol no Brasil aumentou 38%; o inverso (clientes Gol voando Delta) teve incremento de 28%.

Bastian destacou o fato de a Gol ser uma empresa "incrivelmente jovem, com pouco mais de dez anos" e disse saber que todo mercado tem obstáculos pelo caminho, elogiando a forma com que administração da empresa está lidando muito bem com esses percalços. Perguntado sobre a futura concorrência da Latam na região, Bastian destacou que a Delta está bem posicionada nos dois maiores mercados da América Latina, o México, onde também investiu na Aeromexico, e no Brasil, com a segunda maior companhia. "Não somos estranhos à consolidação. Somos a maior companhia do mundo em passageiros e isso graças também à fusão com a Northwest".

Para comprovar o comprometimento com o Brasil, Ed Bastian disse que a empresa só espera a abertura de novos slots pelas autoridades brasileiras para pedir novas frequências (Guarulhos, por exemplo, está dependendo das obras de ampliação para isso). Hoje a Delta tem 35 voos do Brasil aos Estados Unidos.

O vice-presidente para a América Latina, Nicolas Ferri, destacou, ainda, que as ligações São Paulo-Nova York e São Paulo-Atlanta já contam com o novo produto da Business Elite (com poltrona-cama), e que até 2013 todos os voos a partir de São Paulo e Rio terão a nova executiva. "Voamos na América Latina para mais de 30 países e 49 destinos. São mais de mil frequências semanais, queremos ser a melhor empresa dessa região", afirmou.

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