
Com objetivo de desenvolver ações sustentáveis junto aos seus
associados, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa)
promoveu na manhã desta sexta-feira (15/06) a 1ª Oficina de
Implementação dos Requisitos Braztoa de Sustentabilidade. Esta é a
segunda fase do Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), lançado em
2011, que busca levar conhecimento e incentivo às operadoras de turismo
associadas e seus principais interlocutores a trabalharem com os
recursos, de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e
economicamente viável. Nesta fase, participam 21 empresas Agaxtur,
Ambiental, Canadá Turismo, CI, e-HTL, Firstar, Flytour,
Interamerican, Landscape, Litoral Verde, Maktour, Monark, Nascimento,
Nett Voyages, New Age, Pomptur, Princess, Sanchat Tour, Soft Travel,
Turnet e CVC.
Na
última década, a Braztoa vem discutindo de que maneira pode, como
entidade, ajudar seus associados a desenvolver ações mais sustentáveis e
como isso pode beneficiar o consumidor. Desde 2005 já desenvolve
atividades voltada ao tema, que agora, estão englobadas no PBS.
Estruturado em três fases, o projeto prevê: a criação de requisitos para
associados Braztoa; diretrizes para fornecedores (gestão do produto); e
diretrizes para a rede de distribuição (gestão do cliente). Segundo Ana
Carina Homa, assessora socioambiental do programa, a primeira fase teve
um projeto piloto que contou com a participação de cinco associadas.
“Na ocasião foram criados os requisitos de sustentabilidade do projeto,
baseados nos requisitos Travelife – sistema de gestão europeu para a
implementação do turismo sustentável – e a cartilha de boas práticas.
Agora, nosso objetivo é passar aos participantes os conceitos básicos do
PBS e desenvolver as políticas de implementação dele”, disse.
De
acordo com Ana Carina, a previsão é que essa fase dure em média seis
meses e tenha cinco oficinas de treinamento e mais quatro visitas de
consultoria nas empresas. “O objetivo do programa é melhorar a qualidade
dos produtos e serviços prestados com base em três pilares de
sustentação: ambiental, econômico e social”, explicou. Nesta segunda
fase ainda está previsto o lançamento, em julho, do Prêmio Braztoa de
Sustentabilidade. “Queremos trazer a toda a cadeia do turismo a
oportunidade de participar e com isso movimentar esse tema que é de
extrema importância para o segmento turístico”, declarou. Outra cartilha
de boas práticas também será lançada, mas agora voltada para os
fornecedores. “Com isso, iremos disseminar mais o conhecimento e a
importância do tema para toda a cadeia produtiva do setor”, disse.
Já
a terceira fase consiste em ampliar o projeto para as mais de 14 mil
agências de viagens do Brasil e para os consumidores. “Iremos atingir as
redes de distribuição até chegar ao consumidor final, com a intenção de
promover mudanças e criar a consciência de turismo sustentável em
todos”, esclareceu. Ainda nessa última fase, a entidade pretende
certificar os associados do programa com um selo de qualificação. “A
ideia é que quanto mais o operador se utiliza de meios sustentáveis em
suas ações ele ganhe um selo. Mas ainda não temos definido como será
essa qualificação”, antecipou.
fonte: www.mercadoeeventos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário