domingo, 15 de julho de 2012

Central de Artesanato de Teresina ganhará galeria de exposição


Centro de Artesanato Mestre Dezinho (Foto:Regis Falcão)

A Central de Artesanato Mestre Dezinho analisa projeto de reforma do prédio que hoje abriga 34 lojas de produtos artesanais confeccionados à base de fibras, madeira, buriti, bordado, renda e outros; auditório para eventos, palco para show, escola de balé e escola de música.


O projeto prevê a cobertura do estacionamento, o que proporcionará mais conforto aos usuários, além de quiosques com venda de comidas típicas do Piauí, restauração das 18 esculturas de personalidades que rodeiam o Jardim da História. “Esse projeto irá melhorar nossa estrutura e valorizar nossos artesãos e seus produtos. Essa reforma faz parte da preocupação e do incentivo que o governador Wilson Martins tem com o artesanato do nosso Estado”, destaca Francisca Lemos, diretora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart).


Para Francisca Lemos essa será a oportunidade de criar uma galeria para exposições dentro da Central. “Temos visto a necessidade de termos um espaço para a realização de mostras e exposições de todas as tipologias de arte, desde a madeira, tecelagem, renda, bordados, cestas e trançados, artes plásticas e mosaicos. Já temos um local que pode ser utilizado para isso e a equipe da Secretaria de Governo estuda a melhor forma de executar”, disse a diretora.
Lucile Moura, superintendente de Projetos da Secretaria de Governo, explicou sobre a criação dessa galeria e a importância para a valorização dos produtos artesanais a serem expostos. “A grande novidade dessa reforma será a galeria de exposição. Reaproveitaremos um galpão existente na Central e faremos todo um trabalho de designer, iluminação e planimetria de forma que valorize os produtos expostos e destaque os trabalhos dos artesãos piauienses”, destacou.


A Central de Artesanato, além de um ótimo lugar para a compra de produtos artesanais, proporciona ainda um passeio pela história do Piauí através do Jardim da História, com 18 esculturas de personalidades piauienses; da Escada das Lendas, dos 45 painéis que retratam momentos históricos importantes e do porão da Ditadura, local que serviu para tortura dos presos durante a Ditadura Militar no Piauí.


A reforma está prevista para ser executada ainda neste segundo semestre de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário