terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sandy cancela novos voos entre Brasil e EUA nesta terça-feira


Ao menos 15 voos entre o Brasil e os Estados Unidos foram cancelados nesta terça-feira devido à passagem do ciclone pós-tropical Sandy pela costa leste americana. Essas viagens estão entre as cerca de 6.000 afetadas pelo fenômeno natural nesta data, segundo o serviço de monitoramento de voos FlightAware.

O FlightAware registra também cerca de 500 viagens canceladas para a quarta-feira e um total de 15 mil voos alterados em consequência do ciclone desde domingo.

A companhia American Airlines tem seis voos cancelados, sendo dois vindo de Nova York para o aeroporto de Cumbica (na Grande São Paulo), dois fazendo o caminho inverso, um voo saindo do Rio para Nova York e outro saindo de Nova York para o Rio. A empresa prevê que novos voos devem ser cancelados na quarta-feira.

A United Airlines também cancelou dois voos entre Cumbica e Newark, cada um fazendo um dos trajetos da viagem.

A companhia comunica que os passageiros com voos afetados pelo fenômeno climático, com passagens agendadas entre os dias 28 e 31 de outubro, poderão fazer a remarcação até o dia 7 de novembro. No caso de voos atrasados por mais de duas horas, o passageiro poderá pedir reembolso.

A TAM --única companhia brasileira que faz a ligação com a cidade americana-- também cancelou cinco viagens. Duas delas iriam de Nova York a Cumbica, duas iriam de Cumbica a Nova York e a última sairia do Rio para Nova York.

A TAM pede que os clientes com bilhetes para a costa leste americana entrem em contato com a Central de Atendimento antes de se dirigir ao aeroporto para verificar a condição de seus voos ou para remarcá-los. Os números são: 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades).

Por fim, dois voos da Delta Air Lines também foram cancelados. Um deles viajaria de Nova York a Cumbica e o outro faria o caminho inverso.

RECOMENDAÇÕES

A Infraero (tel. 0/xx/11/2445-2945), empresa que administra aeroportos no Brasil, recomenda a passageiros que tenham voos para os EUA que entrem em contato com suas companhias aéreas para verificar possíveis atrasos ou cancelamentos.

Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que, diante da possibilidade de o furacão Sandy chegar aos Estados Unidos, voos podem ser cancelados ou atrasados por questões de segurança.

Ela recomenda aos passageiros que, antes de sair de casa para viajar, confirmem o horário e a manutenção de seus voos junto às companhias aéreas. A agência reguladora diz que vai monitorar a prestação de assistência aos passageiros pelas empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voo à região.

Em casos de atrasos e cancelamentos, a companhia aérea deve assegurar o direito do passageiro a receber acesso à comunicação (a partir de uma hora de atraso), alimentação (a partir de duas horas), acomodação (a partir de quatro horas) e traslado para passageiros que estiverem na localidade de residência.

Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outro voo ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, a Anac recomenda, primeiramente, que o consumidor procure a própria companhia aérea.
Se o problema não for solucionado, o usuário pode encaminhar o problema à Anac (tel. 0800 725 4445), aos órgãos de defesa do consumidor e/ou ao Poder Judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário