quinta-feira, 30 de maio de 2013

Festival de Inverno é decretado Patrimônio Cultural de Pedro II

O Festival de Inverno agora é um Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Pedro II. A lei que oficializa a demarcação foi sancionada na noite desta quinta-feira, dia 30, durante a abertura da 10ª edição do evento.
Com a assinatura do decreto, “o município e seus entes administrativos tornam-se os responsáveis diretos pela organização do festival”, segundo explica a prefeita Neuma Café. Antes, o Governo do Estado e entidades como Sebrae desempenhavam essa função.  
O Executivo municipal também se previne da possibilidade da iniciativa privada se apoderar da marca. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pela Câmara dos Vereadores.
O objetivo é fazer do turismo uma das molas propulsoras da economia local. “Queremos que o turista que vem para o festival se encante com a nossa cidade e tenha motivos para voltar ao longo do ano”, explica a prefeita.
Observadores do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) estão na cidade para analisar o Festival de Inverno. Se a avaliação for positiva, a entidade ligada ao Ministério do Turismo entrará como parceira a partir de 2014. Em dois anos, o evento integrará o calendário internacional do instituto.
Infraestrutura e organização
Para a 10ª edição do Festival de Inverno, são esperados 60 mil turistas. A prefeitura investiu na infraestrutura da cidade para receber bem toda essa gente. Praças foram reformadas e a organização do trânsito completamente reformulada. Também é possível perceber policiais em inúmeros pontos da cidade, trabalhando para garantir a segurança dos visitantes e da população de Pedro II.
A parceria com o Sebrae foi reeditada na edição deste ano. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas trabalhou ao longo de três meses na capacitação da rede hoteleira local. Pedro II trabalha com um estilo europeu de hospedagem, onde residências são transformadas em pousadas temporárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário