Pesquisa realizada pelo portal internacional de reservas online hotel.info (www.hotel.info), que disponibiliza vagas em 250 mil estabelecimentos em todo o mundo, revela uma queda do grau de satisfação dos hóspedes com os serviços e o conforto oferecidos pela hotelaria das grandes cidades em comparação ao ano anterior.
- hotéis de Buenos Aires e São Paulo caem na avaliação dos usuários
- São Paulo ainda está à frente de New York
Tabela comparativa entre metrópoles internacionais*
Avaliação de satisfação atual Avaliação de satisfação anterior
(status: maio/2012)
Classificação |
Cidade
|
Avaliação geral(nota máxima: 10,0)
|
Classificação
|
Cidade
|
Avaliação geral(nota máxima: 10,0)
| |
1.
|
Tóquio
|
7,66
|
1.
|
Tóquio
|
7,65
| |
2.
|
Bangkok
|
7,47
|
2.
|
Bangkok
|
7,45
| |
3.
|
Cingapura
|
7,26
|
3.
|
Cingapura
|
7,33
| |
4.
|
Pequim
|
7,25
|
4.
|
Sidney
|
7,25
| |
5.
|
Sidney
|
7,22
|
5.
|
Pequim
|
7,16
| |
6.
|
Santiago do Chile
|
7,20
|
6.
|
Santiago do Chile
|
7,14
| |
7.
|
B.Aires
|
6,96
|
7.
|
B.Aires
|
6,99
| |
8.
|
São Paulo
|
6,76
|
8.
|
São Paulo
|
6,89
| |
9.
|
New York
|
6,72
|
9.
|
New York
|
6,77
| |
10.
|
Rio
|
6,60
|
10.
|
Rio
|
6,60
|
A análise das avaliações feitas pelos usuários do portal coloca a hotelaria de Tóquio em primeiro lugar na tabela de satisfação, com 7,66 pontos. Cingapura ainda conserva a terceira posição (7,26), apesar de quase alcançada por Pequim (7,25), que no ano anterior estava apenas em quinto lugar. Sydney, por seu lado, depois de alcançar 7,25 pontos em 2012, obteve agora 7,22 pontos, perdendo assim uma posição.
Os hotéis de Buenos Aires e São Paulo também não conseguiram satisfazer seus hóspedes tão bem quanto no ano anterior. Depois de alcançar 6,89 pontos em 2012, a hotelaria brasileira foi avaliada agora com apenas 6,76 pontos. Na classificação internacional, no entanto, São Paulo ainda continua à frente de New York, que ocupa a 9ª posição, com 6,72 pontos.
Tabela comparativa entre as capitais européias*
Avaliação de satisfação atual Avaliação de satisfação anterior
(status: maio/2012)
Classificação
|
Cidade
|
Avaliação geral(nota máxima: 10,0)
|
Classificação
|
Cidade
|
Avaliação geral(nota máxima: 10,0)
| |
Varsóvia
|
7,89
|
1.
|
Varsóvia
|
7,90
| ||
2.
|
Bratislava
|
7,77
|
2.
|
Helsinque
|
7,64
| |
3.
|
Helsinque
|
7,62
|
3.
|
Bratislava
|
7,58
| |
4.
|
Berlim
|
7,56
|
4.
|
Tallinn
|
7,56
| |
5.
|
Tallinn
|
7,54
|
5.
|
Berlim
|
7,54
| |
6.
|
Budapeste
|
7,53
|
6.
|
Praga
|
7,53
| |
7.
|
Praga
|
7,52
|
7.
|
Budapeste
|
7,52
| |
8.
|
Zagreb
|
7,51
|
8.
|
Zagreb
|
7,51
| |
9.
|
Sófia
|
7,50
|
9.
|
Liubliana
|
7,50
| |
10.
|
Liubliana
|
7,48
|
10.
|
Sófia
|
7,49
|
Na comparação européia, Varsóvia ficou novamente em primeiro lugar, embora os hóspedes que visitaram a cidade tenham se declarado um pouco menos satisfeitos que em 2012. JáBratislava foi visivelmente mais bem avaliada pelos clientes de reserva do que no ano anterior. Com um excedente de 0,19, a capital da Eslováquia atingiu 7,77 pontos e ganhou duas posições.
Mais uma vez, os hotéis de Roma e Londres não deixaram os hóspedes tão satisfeitos. Se a "Cidade Eterna" ainda conseguiu alcançar 6,91 pontos (6,92 no ano anterior), os clientes de reserva avaliaram a capital londrina com apenas 6,57 pontos (6,58, no ano anterior). Pariscontinua mostrando, na comparação internacional, um grande potencial de recuperação: os hóspedes estão visivelmente mais satisfeitos com a hotelaria parisiense em 2013, avaliada com 6,89 pontos (6,74 no ano anterior).
* Os hóspedes avaliam o hotel reservado através da página www.hotel.info, após o check-out, por meio de um sistema de notas (0 a 10 pontos). A avaliação geral considera os seguintes critérios: qualidade do quarto, cordialidade dos funcionários, limpeza, nível de ruído, relação qualidade-preço e café da manhã/ gastronomia. Na classificação, os valores foram arredondados na segunda casa após a vírgula.
ascom Eliana Martinelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário