domingo, 30 de junho de 2013

Mantega é questionado sobre déficit na conta turismo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) (fotos:  divulgação)
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) (fotos: divulgação)
Na quarta-feira (dia 26), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participou de reunião na Câmara dos Deputados. Na ocasião, o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) questionou o ministro sobre o déficit na conta do turismo. Entre 2008 e 2012, houve aumento de 300% na diferença entre a receita do País com os estrangeiros e a despesa dos brasileiros no Exterior. Em 2008, a receita do Brasil foi de US$ 5,78 bilhões e em 2012 a despesa dos brasileiros no Exterior foi de US$ 22,2 bilhões. “O turismo é um importante setor gerador de empregos. Os brasileiros ajudam a criar empregos fora do Brasil e não vejo qualquer iniciativa do governo para promover o turismo nacional e gerar empregos e renda”, questionou o deputado.

De acordo com dados apresentados do político, em 2012, mais de 1,5 milhão de brasileiros visitaram os Estados Unidos contra 500 mil americanos que vieram ao Brasil. “Um proposta para combater esse déficit seria a flexibilização da emissão de vistos para americanos. Isso sequer é colocado em pauta pelo governo. O que o seu governo pretende fazer a respeito da crise na conta turismo?”, completou Leite. 

Guido Mantega reconheceu que há um déficit na conta turismo e que é preciso promover ações de incentivo ao setor. Além disso, justificou que os gastos dos brasileiros no Exterior aumentaram porque a renda aumentou. Para Leite, o ministro demonstrou não ter conhecimento no assunto e não valorizar o setor. “Faltou dizer que os brasileiros gastam muito quando viajam ao Exterior porque os preços são mais atraentes e que o custo Brasil está inviável”, concluiu o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário